#Notícias

3ª edição do Mecânica Yamaha para Mulheres bate recorde de participantes e evidencia crescimento feminino no setor

25 de junho de 2025

Mais de 1.100 mulheres participaram das atividades promovidas pela Yamaha em todo o Brasil, com NPS (Net Promoter Score) de 96%

A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, acaba de realizar a 3ª edição do treinamento Mecânica Yamaha para Mulheres (MYM), que bateu recorde de participação. Mais de 1.100 mulheres – um aumento de 40% em relação ao último evento – estiveram presentes nos 80 eventos que aconteceram simultaneamente nos pontos de venda autorizados da marca.

E os dados reforçam esta tendência de crescimento. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de mulheres com habilitação para motocicletas (categorias A ou AB) cresceu cerca de 65,8% na última década. Em 2015, eram, aproximadamente, 6 milhões. Em janeiro de 2025, ultrapassou 10 milhões.

A iniciativa visa aproximar o público feminino do universo das duas rodas, com conteúdo teórico, demonstrações práticas sobre mecânica e manutenção preventiva de motocicletas/scooters, além de orientações sobre pilotagem defensiva. Entre os temas abordados estão a importância e verificações do nível de óleo, fluidos, transmissão final, sistema de freios e calibragem de pneus, assim como os itens realizados nas revisões periódicas.

“A Yamaha acompanha com entusiasmo o crescimento do público feminino no segmento de duas rodas e segue comprometida em apoiá-las, oferecendo experiências que estimulem ainda mais a autonomia. Nosso Kando, termo japonês que expressa a experiência única de satisfação e emoção que buscamos proporcionar, é refletido pelo índice NPS (Net Promoter Score) do MYM de 96%, que aponta o nível de satisfação dos clientes de uma empresa”, afirma Marcelo Boaroto, Gerente de Serviços do Departamento Experiência do Cliente da Yamaha.

Lançado em 2024, o treinamento já impactou mais de 3.100 mulheres em três edições, promovendo conhecimento técnico, segurança e autonomia para as motociclistas.

Sobre a Yamaha

A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, inicialmente como importadora de seus produtos para o mercado nacional. Em 1974, inaugura sua primeira fábrica no país, em Guarulhos (SP). Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com 590 pontos de venda autorizados, empregando 4.500 funcionários diretos.

Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO’S CONNECTED, o primeiro modelo elétrico da marca no mercado local. A empresa também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e tratamento de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.

Fonte: Divulgação

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *