Amazônia Stock selecionada entre os Top 100 para o Startup Summit 2024, em Florianópolis

Única startup do Amazonas entre as selecionadas no Top 100, a Amazônia Stock validará seu modelo de negócios no mercado de mídia e comunicação no Startup Summit 2024, nos próximos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), em Floripa – SC. E já está classificada para o Prêmio Sebrae Startups.
O Startup Summit 2024 é um dos principais encontros do ecossistema brasileiro de startups, que contará com mais de 200 palestrantes e espera mais de 10 mil pessoas na capital de Santa Catarina.
Serão três dias de evento com atividades, áreas de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.
Em entrevista exclusiva ao site de notícias i9Brasil, o vice-presidente da Associação Zagaia Amazônia, Ricardo Tavares, entidade que desenvolve o projeto da Amazônia Stock, afirmou que será um marco importante para essa iniciativa amazônida participar do Startup Summit 2024, com stand para a divulgação da marca e do seu modelo de negócios.
“Estamos muito felizes por sermos a única startup do Amazonas entre as selecionadas no Top 100. Isso ajuda a validar o interesse da comunidade externa no conteúdo original que está sendo produzido na nossa região e que pode atender aos investimentos de ESG de empresas Brasil afora interessadas em alinhar a sua marca a maior floresta do planeta”, declarou Tavares.
O evento contará com mais de 200 fundos de investimento (nacionais e internacionais) e 300 grandes empresas para rodadas de negócios exclusivas na parte da manhã dos dias do evento.
Prêmio Sebrae Startups
A 1ª edição do Prêmio Sebrae Startups está em andamento, com a finalidade de vai distribuir um total de R$ 950 mil em prêmios e selecionar negócios para participarem e exporem de forma gratuita no Startup Summit 2024.
De acordo com a analista de negócios e gestora do projeto de startups do Sebrae Amazon, Miza Arruda, pela plataforma Sebrae Startup tiveram mais de 3 mil inscritos de todo o país, sendo selecionadas cerca de 1 mil startups, dentre elas 20 do Amazonas. Posteriormente, houve uma nova curadoria, com outros itens sendo avaliados, e foram escolhidas somente cem startups brasileiras, sendo apenas 1 do Amazonas, a Amazônia Stock.
“E todas essas selecionadas irão expor nesses negócios no Summit 2024. E a nossa representante do Amazonas é a Amazônia Stock, dentro do prêmio do SEBRAE Startup”, afirmou Miza.
Ricardo Tavares destaca que a Amazônia Stock está classificada para essa premiação, o que considera de extrema importância, sobretudo, porque estão em processo de validação do modelo de negócios.
“Participar desses eventos e premiações nos ajuda a ter um maior esclarecimento do mercado, o que acaba nos impulsionando e nos motivando a entender o interesse pelas novas soluções criativas. Na economia da Amazônia, estar falando de uma startup, com um ativo mais valioso, que é a cultura dos povos originários, dos povos ribeirinhos e da floresta diz muito sobre onde queremos e podemos chegar, principalmente, para conseguirmos alavancar uma segunda fase da nossa startup”, completou Tavares.
Sobre a Amazônia Stock
A Amazônia Stock é um modelo de negócios de impacto social, que consiste em um banco de imagens da Amazônia, produzidas por pessoas da região e cujas vendas são revertidas para as próprias comunidades locais.
A plataforma da empresa reúne fotógrafos ribeirinhos, indígenas e entusiastas da Amazônia, proporcionando uma visão autêntica da maior floresta tropical do mundo, despertando ainda a consciência para promover a preservação e mostrar a diversidade cultural da região.
Atualmente, a startup conta com fotos do Amazonas e do Acre e, em breve, chegará também no Amapá, além de outros estados e até de países da Amazônia Ocidental.
“Com a comercialização dessas fotos amazônicas, parte dos lucros é compartilhada com os jovens ribeirinhos. Um resultado bem positivo, construído por uma startup de impacto social e compartilhada com pessoas aqui no Norte do país”, completou Ricardo Tavares.
Expansão das ações
E como resultado desse trabalho diferenciado, a Amazônia Stock já permitiu criar um MVP em operação, que possa demonstrar ao mercado o potencial do modelo de negócios e da tecnologia; e está faturando com vendas e a partir de captação de recursos em apoio às oficinas de fotografia em três localidades do Amazonas: Tumbira, Benjamin Constant e Lago do Acajatuba, com entrega de 30 celulares.
Além disso, a startup recebeu a aprovação da Lei Rouanet, em dezembro de 2023, para buscar captação de recursos e atuar no Parque das Tribos, em Manaus (com 45 jovens indígenas). O Parque das Tribos abriga aproximadamente 35 etnias.
Cristiane Silveira, para o i9Brasil