Premiação global da Google tem participação de startup do AM e abre votação popular

Por Amanda Mota
Manaus – Segue até dia 30 de setembro o prazo para votação popular na “Gemini API Developer Competition” – uma competição global organizada pela Google que busca soluções tecnológicas inovadoras utilizando a API Gemini, uma das ferramentas de inteligência artificial mais avançadas da empresa.
A competição inclui as categorias Inovação e Tecnologia e, de Manaus (AM), a startup Joseph Project está concorrendo no item App/Plataforma de maior impacto, dentro da Categoria Inovação. Os vencedores serão selecionados por um painel de especialistas da Google. O projeto mais votado ganhará o Prêmio Global People’s Choice Award.
Link para votação AQUI!
Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, o amazonense e founder da Joseph Project, Leo Davi Cunha, contou que, após análise dos projetos que foram submetidos a nível global, avançaram para etapa de votação pública. Mais de três mil projetos foram submetidos para avaliação por parte da Google.
A ideação do projeto iniciou no mês de maio, a partir do momento que souberam da Competição Global da Google onde o desafio é criar apps e plataformas inovadores com a API Gemini para mostrar o poder da IA generativa.
“Submetemos o projeto e passamos na seletiva para participar da competição dentro da categoria App/ Plataforma de Maior Impacto. Além dessa premiação popular, estamos sendo avaliados pelos especialistas da Google onde em Outubro serão anunciados os projetos finalistas dentro de cada categoria. Somos da Amazônia e entendemos que essa é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo que através da utilização de tecnologia, IA, estatística, podemos trazer um direcionador e auxiliador diante de problemas relacionados a problemas climáticos, proporcionando decisões relevantes antes de problemas graves”, contou.
Sobre a Startup
Conforme Cunha, a Joseph Project é uma climate tech / city tech de resiliência climática, cujo o nome foi inspirado na história de José do Egito, que interpretava sonhos. “Nascemos com o propósito de antecipar crises ambientais na Amazônia, para tomada de decisões proativas e assertivas que nasceu com o objetivo de mapear e antecipar crises ambientais na Amazônia”, explicou.
Através do uso de tecnologias como: API Google Gemini e IA Generativa, combinada com estatística preditiva de dados ambientais, o Joseph Project analisa vastos conjuntos de dados históricos climáticos e hidrológicos, dados de satélite da NASA (Landsat 9), artigos científicos e demais APIs Globais em tempo real.
“Nosso modelo monitora e prevê eventos climáticos e hidrológicos, gerando insights importantes, permitindo que tomadores de decisão e comunidades locais se preparem e mitiguem os impactos, com foco em antecipação de riscos e otimização de recursos”, explicou ao i9Brasil Portal de Notícias o fundador do Joseph Project, Léo Davi Cunha.
Equipe
O time é de Manaus (AM), incluindo seis especialistas e: Inteligência Artificial Generativa e Preditiva, em Inovação, Tecnologia, Startups e Novos Negócios, Desenvolvedores Web, Mobile e API’s, Designer UX UI, além de um mestre em Ecologia Tropical (INPA), um Biológo e um Estatístico.

Conheça as categorias avaliadas na competição da Google:
CATEGORIA INOVAÇÃO:
App / Plataforma de maior impacto (nossa categoria)
App / Plataforma mais útil
App / Plataforma mais criativo
CATEGORIA TECNOLOGIA
Melhor app do Flutter
Melhor app Android
Melhor app da Web
Melhor uso do ARCore
Melhor uso do Firebase
Melhor app de jogo
Foto de capa: Freepik