Inauguração do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia marca avanço científico e tecnológico para o desenvolvimento regional

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB) e o Comando Militar da Amazônia (CMA) convidam os Órgãos de Comunicação Social para acompanhar a inauguração do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (IPEAM), que será realizado no dia 1º de novembro de 2024, às 10:30h. A atividade tem por escopo principal aproximar o Sistema de Ciência & Tecnologia do EB, ao crescente Ecossistema Fabril e de Inovação da Amazônia, contribuindo com a flexibilização da matriz econômica regional, com a indução da empregabilidade de alto nível e comum maior adensamento tecnológico. O IPEAM será instalado com sede em edificação continua a outra Organização Militar do EB em MANAUS/AM, o 4º Centro de Geoinformação do Exército (4º CGEO), onde já se dispõe de infraestrutura em pessoal e material compatível com as necessidades tecnológicas, que impulsionarão o início das atividades. É relevante destacar que dentre as vocações prioritárias do IPEAM estão trabalhos voltados para a Defesa Cibernética, Inteligência Artificial e Geointeligência de imagens, exercidos por meio de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, de Parceiras e Cooperações além de Capacitação Técnicas de Recursos Humanos. Considerando que na Amazônia os trabalhos necessitam da sinergia entre diferentes atores, a busca pelo relacionamento com a Base industrial, com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e as Empresas de Base Tecnológica serão o modelo para que, por meio do IPEAM, o Exército continue a colaborar com o desenvolvimento regional sustentável da região e garantir a sua defesa e soberania.
Durante esta semana serão realizadas, ainda, reuniões e encontros técnicos que contarão com a participação de instituições parceiras e especialistas das áreas, como o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), o Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação(SisDIA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Amazonas
(UEA), o Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (CONDEFESA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entre outros. O objetivo é alcançar o alinhamento de estratégias novo Instituto de Pesquisas, juntamente com as principais demandas e inovações do setor. Estes encontros reforçarão a integração entre o Exército e a comunidade científica, fortalecendo o compromisso com o avanço tecnológico e a defesa da Amazônia.
Principais destaques do IPEAM:
Pesquisa e Desenvolvimento: O IPEAM atuará no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial aplicadas ao mapeamento ambiental e à segurança cibernética, com foco na preservação da Amazônia e na defesa nacional.
Parcerias e Cooperação Técnica: Por meio do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA-Inovação), o Instituto fortalecerá vínculos com instituições científicas locais, ampliando o acesso a recursos e infraestrutura de pesquisa da região.
Capacitação de Profissionais: Em colaboração com o IME, o IPEAM oferecerá consultoria para estudantes de Manaus, preparando novos profissionais em áreas estratégicas de ciência e tecnologia.
Fonte: Comando Militar da Amazônia (CMA)
Leia também:
- Parceria entre AM e Eldorado oferta 10 mil vagas em cursos de tecnologia
- Black STEM seleciona estudantes negros até 30/4
- Inovação digital garante identificação e proteção gratuita para cães e gatos no Brasil
- Conheça os empreendedores por trás da Magnus Amazônia
- Startup avança na produção biotecnológica de mudas amazônicas