‘Profissões do futuro’ são apresentadas no Polo de inovação e tecnologia da EST/UEA

Desenvolvimento de Games, Segurança da Informação e Inteligência Artificial são carreiras mais promissoras, diz diretor da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA)
As novas oportunidades do mercado de tecnologia e as ‘profissões do futuro’, como o desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, foram as temáticas da palestra realizada pelo Prof. Dr. Jucimar Maia Jr. (EST/UEA) na última sexta-feira (8/11), para estudantes do ensino médio de escolas estaduais.

A palestra fez parte da abertura da terceira edição do evento “Bate-papo Coed: Olimpíadas do Conhecimento – De portas abertas para o futuro”, promovido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Dentre as áreas apontadas pelo professor como as mais promissoras no mercado de trabalho atualmente, desenvolvimento de jogos eletrônicos, segurança da informação e Inteligência Artificial foram as de maior destaque.
O diretor também apresentou as diferentes iniciativas da EST/UEA que se destinam à formação de mão de obra especializada para esses segmentos.
“Mostrei aos estudantes que as profissões da área de tecnologia e Engenharia, principalmente na área de games, são as profissões do futuro, de fato. Porque todas elas são bastante rentáveis e o mundo inteiro está ‘caçando’ esses profissionais, ainda escassos. Este é o melhor momento para entrar nessa área porque não vai faltar emprego”, explicou o diretor.

Jogos Eletrônicos
Em maio deste ano, entrou em vigor o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos – legislação que, segundo especialistas, pode tornar o Brasil protagonista global nesse mercado, que fatura cerca de US$ 200 bilhões anualmente.
Na prática, o marco oferece incentivos à indústria, segurança jurídica para empreender na área e uma base sólida para o desenvolvimento, produção e comercialização de games.
“Esse marco legal é um divisor de águas e, aqui no Amazonas, já estamos na vanguarda. A UEA é pioneira em criar jogos eletrônicos do zero. Hoje, somos um polo de inovação e os nossos projetos com as empresas do Polo Industrial de Manaus são considerados referência nacional pelo Governo Federal, ou seja, um exemplo para todo o país”, destacou o diretor.
De olho na bilionária indústria dos games, que já supera as de cinema e música, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem investido em diversas frentes voltadas ao mercado de jogos e entretenimento digital.
Atualmente a universidade oferta cursos de graduação nas áreas de Engenharia e Tecnologia, além disso a universidade está em sua quarta turma de pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.
Dessa forma, alunos e professores dentro de laboratórios como o Ludus Lab já produzem os próprios games.

Fotos: Divulgação
Leia também:
- Parceria entre AM e Eldorado oferta 10 mil vagas em cursos de tecnologia
- Black STEM seleciona estudantes negros até 30/4
- Inovação digital garante identificação e proteção gratuita para cães e gatos no Brasil
- Conheça os empreendedores por trás da Magnus Amazônia
- Startup avança na produção biotecnológica de mudas amazônicas