Samsung e Ufam renovam parceria com projetos em IA e saúde

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a multinacional Samsung renovaram a parceria que tem dado resultados para ambas as instituições. Em reunião realizada na última quarta-feira (15), foram consolidadas novas colaborações a fim de viabilizar os projetos interinstitucionais, nos quais serão investidos cerca de 20% a mais em relação ao investimento realizado em 2024.
Para o ano de 2025, a Samsung tem delineado sua estratégia de investimento em pesquisa universitária com especial atenção à área da Saúde. Com base nisso, a empresa anunciou o apoio a quatro novos projetos inovadores, a serem realizados no âmbito da Ufam.
Os novos projetos têm o mérito de associar as tecnologias vestíveis, como Wearables e Smartwatchs, desenvolvidas pela multinacional, à maior assertividade nas etapas de diagnóstico e/ou monitoramento de doenças como Alzheimer e Parkinson e dos níveis de glicose sanguínea, entre outras funcionalidades.
Os quatro projetos estão listados a seguir: Uso de Wearables para Identificação de Fatores Associados ao Transtorno Cognitivo Leve e Doença de Alzheimer em Fase Inicial; Uso de Wearables para Monitoramento e Análise dos Sintomas Motores e Não-Motores de Pacientes com Doença de Parkinson; Predição de Readmissão Hospitalar de Pacientes Cirúrgicos Utilizando Modelos de Aprendizado Profundo e Dados de Sensores do Smartwatch e do Smartring; e Predição do Nível de Glicose Sanguínea Usando Técnicas de Aprendizado Profundo e Dados de Sensores de Smartwatch e Smartring.
Ao comemorar a formalização desta nova empreitada, o reitor da universidade, Sylvio Puga, destacou sobretudo a característica que a Ufam construiu ao longo da última década no sentido de abrir as portas para projetos que tragam benefícios mútuos para os pesquisadores da Ufam, entre docentes e discentes, as instituições parceiras e, em última análise, para toda a sociedade.
“Este é o nosso papel: somar forças e expertises com vistas ao desenvolvimento regional e ao protagonismo da Ufam nesse contexto”, disse.
A vice-reitora da universidade, Therezinha Fraxe, responsável por mediar todo o processo de consolidação desta nova etapa de trabalhos conjuntos, explicou o seu trabalho nesta nova fase para articular as contribuições entre os atores envolvidos.
“A Ufam, com o objetivo de estabelecer uma cultura de P&DI na Universidade Federal do Amazonas de forma coletiva, iniciou novas tratativas para uma atuação inovadora na área da Saúde, contando com o nosso Hospital Escola HUGV [Hospital Universitário Getúlio Vargas]”, resumiu a vice-reitora. “Após três anos de intenso trabalho, que reuniu pesquisadores do Ceteli [Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica da Informação] e do Icomp [Instituto de Computação] e a empresa Samsung, aprovamos os projetos em Saúde para 2025”, analisou Fraxe.
A Lei de Informática, que é obrigatória para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), tem o objetivo de atingir o máximo de áreas de pesquisas na Universidade. Referida legislação prevê que todas as empresas atuantes no ramo de informática destinem 5% de seu rendimento bruto para as atividades de pesquisa e desenvolvimento anualmente.
Segundo a vice-reitora, os quatro projetos farão “a devolução imediata para a sociedade amazônica, via SUS/HUGV, em ao menos quatro doenças com alto grau de mortalidade pela ausência de controle: diabetes, pressão alta, Parkinson e controle do sono”.
Como apontou o representante da Samsung, José Cambeiro Júnior, ainda em 2025 haverá a conclusão da atual parceria entre Samsung e Ufam, o Projeto Super.
“Ele que representa um marco importante dessa parceria que agora se alarga, não só por seus êxitos tangíveis, mas também pela contribuição duradoura que ele deixa para a Ufam”, avaliou José Júnior.
Em conjunto, os quatro novos projetos representarão um incremento significativo no valor total investido nas ações em colaboração com a Universidade, correspondendo a um aumento aproximado de 20% em relação aos valores alocados em 2024.
“Estamos confiantes de que essas novas iniciativas reforçarão ainda mais nossa frutífera parceria, contribuindo para o progresso científico e tecnológico na área da Saúde”, ressaltou o representante da Samsung, ao agradecer pelo trabalho conjunto que se intensifica em benefício do desenvolvimento acadêmico e de toda a sociedade amazonense.
i9 Brasil, com informações da Ufam
Foto: Freepik