Livro com realidade aumentada transforma alfabetização infantil

O livro ‘Amazônia Mágica: descobrindo o mundo das letras com a realidade aumentada’, uma obra que utiliza a realidade aumentada (RA) para transformar o processo de alfabetização infantil em uma experiência lúdica e inovadora, foi lançado pela Reggo Editora com apoio do Governo do Amazonas por meio do fomento às artes e cultura da Lei Paulo Gustavo.
Voltado para crianças de 4 a 7 anos, o livro combina técnicas tradicionais de alfabetização com recursos tecnológicos, como animações 3D, narrações em áudio e um design inclusivo, oferecendo uma abordagem educacional que incentiva a inclusão e o engajamento.
Com 34 páginas de atividades e um jogo de cartas interativo, a obra convida as crianças a uma imersão na fauna amazônica, destacando a biodiversidade da região e promovendo a consciência ambiental e cultural. Além de estimular a alfabetização, o livro visa despertar nos pequenos o respeito pelo meio ambiente, aliando educação e sustentabilidade.
O autor e designer Marcicley Reggo, proprietário da Editora Reggo, explica que a ideia do livro é resultado de diversas pesquisas desenvolvidas durante seu doutorado em Design de Tecnologias Educacionais, com foco na busca por características de uma ferramenta eficaz para a alfabetização infantil que utiliza tecnologia de Realidade Aumentada.
“A implementação da Realidade Aumentada no contexto amazônico busca não apenas melhorar os índices de alfabetização, mas também democratizar o acesso a ferramentas educacionais inovadoras, especialmente em regiões onde as desigualdades sociais e educacionais são significativas, uma realidade bastante comum aqui no Amazonas”, ressalta Marcicley.
A produção do livro foi viabilizada pelo Edital nº 07/2023 de Fomento às Artes e Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Amazonas, do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Como parte do compromisso de democratizar o acesso à obra, a editora Reggo fez a doação de 300 exemplares do livro à Biblioteca Pública do Estado do Amazonas que no último dia 18 de janeiro, durante a realização do Festival de Férias, já utilizou a obra nas atividades realizadas com a garotada presente à programação, a qual terá continuidade no próximo sábado, dia 25 de janeiro.
“Foi gratificante ver essa iniciativa alcançar tantas crianças e reforçar o compromisso do projeto com a democratização da educação e da tecnologia, beneficiando crianças de diferentes contextos sociais”, destacou Marcicley.
i9 Brasil, com informações da Editora Reggo
Fotos: Divulgação / Editora Reggo