Capacitação técnica em 18 meses pode atender à crescente demanda por profissionais de tecnologia

Os cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software da FPFtech oferecem uma formação voltada para a prática
No cenário atual, em que a tecnologia e a automação estão cada vez mais presentes na indústria, a formação profissional se tornou essencial para quem busca uma carreira promissora.
Até 2027, o Mapa do Trabalho Industrial do Amazonas projeta mais de 66 mil novas vagas nas áreas de Eletroeletrônica, Operação Industrial, Tecnologia da Informação e Engenharia. Essa demanda representa uma oportunidade proporcionada pela Escola Tecnológica FPFtech.
Os cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software, que estão com vagas abertas, têm duração de 18 meses e oferecem uma formação voltada para a prática, preparando os alunos para os desafios reais do mercado.
“O que me motivou a estar fazendo esse curso de automação basicamente foi adquirir mais conhecimento para enriquecer meu currículo. E tinha que ser aqui na FPFtech”, conta Rafael Pantoja que já tem formação em Ciência da Computação e uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócio e mesmo assim optou pelo curso.
Já Guilherme Botelho viu na indicação de um familiar a chance de trilhar um novo caminho.
“Minha cunhada estava terminando o curso de automação, e quando surgiu essa oportunidade, agarrei na hora. Foi algo inesperado, mas que percebi que poderia acrescentar muito no meu futuro, tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, relata.
Ele também destaca o diferencial das aulas práticas.
“Aqui temos acesso a máquinas e componentes, aprendemos na prática o que o mercado exige. E é incrível ver pessoas que ainda não tinham uma profissão saindo daqui preparadas para o mercado de trabalho.”
Formação alinhada com as exigências do mercado
A demanda por profissionais qualificados nas áreas de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software não para de crescer. Com cursos acessíveis, professores experientes e um ensino baseado na prática, a Escola Tecnológica FPFtech tem sido um ponto de partida para quem busca um futuro melhor.
A professora Juliana Marques Leão, que leciona no curso de Automação Industrial, reforça a importância da prática desde os primeiros módulos.
“Os alunos já começam a aplicar os conhecimentos em situações reais das fábricas. Isso os prepara não só para o Polo Industrial de Manaus, mas também para outras oportunidades, como até mesmo atuar em institutos de ensino”, explica.
Na área de Desenvolvimento de Software, as possibilidades são ainda mais amplas. O professor Raimundo José Vasconcelos de Macedo destaca que o setor vai muito além da programação.
“Os alunos saem daqui mais próximos do que o mercado exige. Aprendem a resolver problemas reais, o que facilita muito a entrada no mercado. Na área de tecnologia, há espaço tanto para desenvolvedores quanto para profissionais que atuam no lado estratégico do negócio”, diz.
Para quem deseja ingressar em uma dessas carreiras e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, as inscrições para os dois principais cursos estão abertas, com opções de turnos matutino e vespertino e condições especiais de pagamento e bolsas de até 50%.
Mais informações podem ser encontradas, clique aqui.

Leia também:
- Startup brasileira inova processo de ensino para estudantes neurodivergentes
- Inovação sustentável e impacto social com a reciclagem de pneus
- Empresas globais de tecnologia reúnem CEOs e pensam sobre a inovação no Brasil
- Amazônia Bio Summit está chegando; confira a programação
- PIM registra crescimento de 15,61% no primeiro trimestre