Profissionais de tecnologia no AM: formação técnica pode ser alternativa rápida para suprir demanda

A crescente digitalização da indústria e do mercado de trabalho tem impulsionado a demanda por profissionais qualificados em tecnologia.
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial do Amazonas (AM), até 2027 serão abertas mais de 66 mil vagas nas áreas de Eletroeletrônica, Operação Industrial, Tecnologia da Informação e Engenharia.
Para atender a essa necessidade, cursos técnicos têm se mostrado uma alternativa eficiente, preparando trabalhadores em um tempo reduzido.
Entre as opções de cursos técnicos disponíveis, os de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software, se destacam por priorizar o aprendizado prático.
Os profissionais podem ser capacitados para os desafios do setor, com um ensino voltado para a aplicação real dos conteúdos, facilitando a entrada no mercado.
Essa formação tem atraído desde iniciantes até profissionais experientes em busca de novas qualificações. Rafael Pantoja, formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios, viu no curso de Automação uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos.
“O que me motivou a estar fazendo esse curso de automação basicamente foi adquirir mais conhecimento para enriquecer meu currículo.”, afirma.
Para outros, a decisão de investir na área surgiu por indicação de conhecidos. Guilherme Botelho seguiu o exemplo da cunhada, que concluiu a mesma formação.
“Minha cunhada estava terminando o curso de automação, e quando surgiu essa oportunidade, agarrei na hora. Foi algo inesperado, mas que percebi que poderia acrescentar muito no meu futuro, tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, relata.
Ele ainda destaca a importância das aulas práticas contando sobre o local onde faz seu curso.
“Aqui temos acesso a máquinas e componentes, aprendemos na prática o que o mercado exige. E é incrível ver pessoas que ainda não tinham uma profissão saindo daqui preparadas para o mercado de trabalho.”
Formação técnica alinhada ao mercado de trabalho
A necessidade de profissionais especializados em Automação Industrial e Desenvolvimento de Software segue em expansão. Para a professora Juliana Marques Leão, que leciona no curso de Automação Industrial, essa formação prática desde o início do curso faz a diferença.
“Os alunos já começam a aplicar os conhecimentos em situações reais das fábricas. Isso os prepara não só para o Polo Industrial de Manaus, mas também para outras oportunidades, como até mesmo atuar em institutos de ensino”, explica.
Já no campo de Desenvolvimento de Software, o professor Raimundo José Vasconcelos de Macedo reforça que o setor vai além da programação.
“Os alunos saem daqui mais próximos do que o mercado exige. Aprendem a resolver problemas reais, o que facilita muito a entrada no mercado. Na área de tecnologia, há espaço tanto para desenvolvedores quanto para profissionais que atuam no lado estratégico do negócio”, afirma.
Com opções de turnos matutino e vespertino, as formações técnicas aparecem como uma alternativa para quem deseja ingressar rapidamente no setor tecnológico.
Diante do crescimento da demanda, a capacitação eficiente e acessível pode ser um caminho para suprir a carência de mão de obra qualificada no país.
Redação i9Brasil
Foto: Frepik