#Notícias

IComp recebe professor da Duke University para palestra sobre pesquisa aplicada a problemas do mundo real

10 de abril de 2025

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), recebeu na última quarta-feira (3/04) Kishor Trivedi, para a palestra “Some Musings on Research” (Algumas Reflexões sobre Pesquisa). Reconhecido por sua contribuição à análise de desempenho e confiabilidade de sistemas computacionais, o professor compartilhou reflexões sobre a pesquisa científica e apresentou estudos de caso que aproximam a teoria dos desafios práticos da computação.

Professor da Duke University, nos Estados Unidos, Trivedi possui um extenso currículo. É autor de mais de 600 artigos científicos, supervisionou quase 50 doutorados e já colaborou com gigantes da indústria como Boeing, IBM, Cisco e HP. Além disso, o professor é membro vitalício do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), e recebeu prêmios importantes pelas suas contribuições acadêmicas.

A visita ao IComp fez parte do roteiro de férias do professor Trivedi, que escolheu Manaus como um dos destinos de sua passagem pelo Brasil. “Ter a visita do professor Kishor é uma grande honra e prestígio, ainda mais na situação em que ocorreu: ele está de férias e decidiu, ele mesmo, nos visitar”, destacou o professor Raimundo Barreto, organizador da palestra.

Além de Manaus, o professor está visitando cidades como Uberlândia, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Recife, conciliando o turismo com palestras em universidades locais.

Importância da parceria entre universidade e indústria

Durante sua apresentação, o professor Trivedi abordou temas fundamentais da pesquisa científica e compartilhou experiências práticas por meio de três estudos de caso desenvolvidos pelo seu grupo de pesquisa: a análise de confiabilidade de um subsistema do Boeing 787, para fins de certificação junto à Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA); a implementação de alta disponibilidade do protocolo SIP da IBM, utilizado em sistemas de telefonia por voz sobre IP; um estudo sobre tolerância a falhas de software baseada em diversidade ambiental, alternativa à abordagem tradicional.

Segundo o professor Barreto, essas experiências mostram a capacidade de aplicar conceitos teóricos a problemas do mundo real. “O professor Kishor demonstra muita confiança e segurança no que fala. Sua experiência em demonstrar o uso da teoria diante de problemas práticos é notável”, afirmou.

Além da palestra, o professor Trivedi também conversou com alunos de mestrado e doutorado do IComp, conhecendo as pesquisas desenvolvidas no Instituto. Para o professor Barreto, a visita abre portas para futuras colaborações internacionais. “Ele abriu as portas da Duke University, principalmente para quem desejar fazer doutorado”, ressaltou.

O professor Trivedi afirmou que a palestra foi muito produtiva e comentou sobre a importância da aproximação entre universidade e setor produtivo nas pesquisas científicas. Para ele, essa parceria precisa ser incentivada e fortalecida. “É muito importante e precisa ser cultivada. Pessoas mais velhas e experientes, como eu, podem ajudar nesse processo”, afirmou.

Como mensagem final aos alunos da UFAM, o professor deixou um conselho: “Trabalhem duro, busquem e aceitem ajuda de outras pessoas quando necessário. E trabalhem em problemas que causem um impacto real na sociedade.”

Repercussão entre os estudantes

Para o graduando de Ciência da Computação Arthur Matias, a apresentação foi marcante, principalmente por se tratar de um palestrante internacional no Instituto de Computação, algo pouco comum na rotina do campus. “Não conhecia o trabalho do professor antes, mas ouvi-lo presencialmente foi uma experiência bastante interessante. Não é comum palestrantes estrangeiros no IComp”, comentou.

Apesar de não ter conseguido acompanhar toda a apresentação, o aluno destacou a parte sobre Mandelbugs — falhas em sistemas cuja origem é extremamente complexa e difícil de diagnosticar — como um dos momentos que mais chamaram sua atenção. Outro ponto que ficou marcado foram os conselhos do professor Kishor sobre postura na pesquisa e humildade diante de profissionais experientes.

“A dica que me chamou mais atenção foi sobre manter a mente aberta e ser humilde. Ele trabalhou com muitos profissionais da área, e falou que se eles fazem certas coisas de um jeito, é sempre bom entender o porquê antes de julgar. Eles são pessoas inteligentes e eles têm seus motivos. Só depois desse entendimento que eu posso dizer se eles estão certos ou errados, mas devemos estar sempre dispostos a aprender”, destacou.

Já o doutorando Edwin Juan conta que ficou impressionado com a trajetória e o impacto de Trivedi na área de confiabilidade e desempenho de sistemas computacionais. Ele destacou os exemplos práticos apresentados por Trivedi, como os projetos em parceria com empresas como Boeing e IBM, que demonstram de forma clara como a pesquisa científica realizada dentro da universidade pode gerar impacto direto na indústria e na sociedade.

“A palestra me fez refletir bastante sobre como é possível manter o rigor científico e, ao mesmo tempo, entregar soluções aplicáveis, robustas e confiáveis. A boa pesquisa também é aquela que gera transformação e contribui para o avanço tecnológico”, completou.

Fonte: Ufam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *