#É destaque

CBA e grupo holandês tratam de soluções climáticas inovadoras

4 de maio de 2025

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) recebeu, na última sexta-feira (2/5), a visita da Trade Mission Brazil on Climate Tech Solutions, Missão Comercial dos Países Baixos, voltada para soluções tecnológicas sustentáveis.

A delegação holandesa foi composta por representantes de onze empresas, além de investidores internacionais que vieram ao Brasil com o objetivo de conhecer projetos inovadores, com potencial para enfrentar os desafios globais das mudanças climáticas a partir de soluções locais.

A missão foi conduzida pela Embaixada dos Países Baixos no Brasil e escolheu o CBA como uma das instituições-chave para a agenda em Manaus.

Durante o encontro, os visitantes puderam conhecer de perto as iniciativas do Centro desenvolvidas com base na biodiversidade amazônica.

Projetos em áreas como bioenergia, biorremediação, bioinsumos, economia circular, alimentos funcionais, produção em larga escala de plantas de interesse econômico e/ou ambiental, além dos serviços de análises físico-químicas realizados pelo Centro.

Startups que serão incubadas no novo Espaço CBA de Inovação também apresentaram seus projetos, como a AmazoniaForYou — que atua no desenvolvimento de absorventes menstruais inovadores à base de insumos amazônicos — e a Darvore, que trabalha com a produção e venda de cosméticos naturais com tecnologia de nanoencapsulamento.

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), com mais de 20 anos de atuação no fortalecimento de cadeias produtivas, também participou da programação, compartilhando seus impactos e soluções implementadas na região.

Representantes das empresas holandesas também tiveram a oportunidade de apresentar tecnologias voltadas à transição energética, agricultura regenerativa, reciclagem de resíduos alimentares, melhoria da qualidade da água, combate à poluição plástica e uso de geodados para mapeamento sustentável.

O diretor de Operações do CBA, Caio Perecin, destacou a importância da troca internacional como demonstração do crescente interesse global pelas soluções bioeconômicas desenvolvidas na Amazônia.

“O CBA tem se consolidado como uma plataforma de inovação aberta, conectando ciência, negócios e desenvolvimento sustentável, com forte apelo para investidores que buscam impacto ambiental e social positivo”, afirmou ele.

Para a 2ª secretária para Assuntos Econômicos e Diplomacia Climática da Embaixada dos Países Baixos, Nathalie Gonçalves Aurélio, a missão representa uma ponte concreta entre os desafios globais e as soluções locais.

“Todos os empreendedores e pesquisadores que ouvimos hoje estão trabalhando juntos para buscar alternativas econômicas alinhadas à economia verde e aos limites planetários. Foi uma troca muito rica, e espero que muitas parcerias surjam a partir daqui”, destacou ela.

O superintendente adjunto executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, também participou da agenda e reforçou as vantagens competitivas de investir no Polo Industrial de Manaus (PIM), especialmente em projetos que integram tecnologia, sustentabilidade e uso de bioativos da floresta.

A programação foi acompanhada pelos gestores da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), organização social responsável pela gestão do contrato da CBA, bem como pelos diretores do Centro: Carlos Henrique Soares Carvalho, diretor de Bionegócios, e Alcinara Souza, diretora de Administração.

O diretor-geral do CBA, Márcio Miranda, cumpre agenda institucional em Brasília.

Por Redação i9Brasil

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *