#Eventos

Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050 chegam ao Norte do país

16 de maio de 2025

O fórum Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, foi realizado em Manaus com a presença de representantes dos três níveis de governo, especialistas de diversas instituições e a sociedade civil, com o objetivo de debater e planejar o Brasil para os próximos 25 anos.

Para a secretária nacional de Planejamento do MPO, Virgínia de Ângelis, a escuta ativa no estado é essencial para a formulação de uma estratégia nacional que contemple as especificidades da região amazônica.

“O Amazonas é um estado chave para o Brasil, principalmente diante das mudanças climáticas. Queremos saber quais são os principais desafios e potencialidades locais para promover um desenvolvimento sustentável e integrado para os próximos 25 anos”, declarou.

A programação ocorreu na quinta-feira (15/5), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O principal objetivo foi ouvir a sociedade amazonense por meio dos diálogos para a construção da estratégia Brasil 2050.

“Precisamos conversar, precisamos dialogar, e estamos juntos, Ministério do Planejamento e Sedecti, nessa direção. A visão local é indispensável para construirmos um Brasil mais justo, racional e verdadeiramente integrado à Amazônia”, destacou o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) do Amazonas, Serafim Corrêa.

Academia

Representando a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a reitora Tanara Lauschner destacou o papel das universidades e dos institutos federais na formação de talentos e produção de conhecimento para a Amazônia.

“Não se pode pensar no futuro de um país sem educação. Então, nós precisamos de investimentos. Precisamos diminuir a assimetria que existe hoje entre a região Norte e as demais regiões do país, principalmente o Sudeste, para que a gente, de fato, consiga o desenvolvimento social da nossa população, da população que vive na região amazônica. É cada vez mais fazer pesquisa, fazer extensão, pensar em soluções de ciência e tecnologia para a nossa região”, explicou Tanara.

Durante os debates, foram apresentados dados preliminares do diagnóstico atual do país. Entre os ativos, destacam-se a biodiversidade, a matriz energética e o sistema financeiro avançado. Por outro lado, o país enfrenta desafios como a desigualdade de renda, a baixa produtividade e a necessidade de modernizar a infraestrutura.

Conforme divulgado pelo Ministerio do Planejamento e Orçamento, as metas para 2050 incluem dobrar o PIB per capita, reduzir o Índice de Gini, que mede a desigualdade do país, erradicar a pobreza, igualar a renda de homens e mulheres no mercado formal e atingir a neutralidade de carbono. Alcançar esses objetivos exige maior integração entre planejamento, orçamento e execução, além de um ambiente institucional que favoreça a continuidade das políticas públicas.

“Planejamento não pode ser uma ilha. Ele precisa dialogar com todas as agendas, com os orçamentos, com a execução. O que estamos fazendo aqui é abrir um espaço de escuta para construir uma visão de futuro com base em evidências, dados e participação social”, explicou Virgínia.

As contribuições colhidas nos seminários regionais serão sistematizadas e encaminhadas à consulta pública, aberta até o fim de maio. A previsão é que a Estratégia Brasil 2050 seja consolidada até o segundo semestre deste ano.

A Estratégia Brasil 2050 tem como objetivo ser o referencial de longo prazo para o país, orientando o desenvolvimento até 2050. Ela busca integrar planos setoriais e regionais, melhorar a previsibilidade das ações governamentais, o ambiente de negócios e aumentar a transparência. A iniciativa deve ser finalizada até 31 de julho de 2025, conforme a Portaria nº 244 de 7 de agosto de 2024.

Próximos estados

O evento Diálogos para a construção da Estratégia Brasil 2050 é aberto para a sociedade. Para participar, é necessário se inscrever por meio de link.

Os próximos estados a receberem a programação são:

Roraima

https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-rr/2943473

Mato Grosso do Sul

https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-ms/2915298

Maranhão

https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-ma/2925026

Amapá

https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-ap/2959534

Pará

https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-para-construcao-da-estrategia-brasil-2050-pa/2899605

Redação i9Brasil

Fotos: Sedecti e Ministério do Planejamento e Orçamento (Divulgação)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *