Fucapi promove evento com foco em inovação e inclusão social

Tecnologias Digitais e desenvolvimento sustentável na Amazônia foram os principais temas da 12ª edição do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (Encosis), realizado pela Faculdade Fucapi, nos dias 15 e 16 de maio. Os diálogos foram centrados no tema “Tecnologias Digitais: Impactando o Desenvolvimento Amazônico e Promovendo a Inclusão Social”.
O objetivo do Encosis 2025 foi proporcionar um encontro para valorização, reflexão e estímulo do potencial das inovações tecnológicas na transformação das realidades na Amazônia. Para a Diretora Acadêmica da Faculdade Fucapi, as inovações digitais podem impactar positivamente o desenvolvimento amazônico, ampliando o acesso à educação, saúde, serviços e oportunidades, especialmente em áreas remotas:
“Estamos convencidos de que a utilização estratégica da tecnologia é fundamental para reduzir desigualdades e fomentar um desenvolvimento sustentável na região. Durante o evento, foram apresentadas soluções inovadoras para os desafios locais, além de debates sobre as ações que podemos empreender para promover o crescimento da nossa região”, destacou a Diretora, em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias.
A edição de 2025 contou com a participação de mais de 500 alunos dos diversos cursos de engenharias oferecidos pela faculdade, além de especialistas, acadêmicos de outras instituições e empreendedores para debater soluções inovadoras e sustentáveis para a região Amazônica. Durante os dois dias de programação foram oferecidas diferentes atividades, palestras, oficinas, minicursos e apresentação de projetos.

Além da programação do Encosis, a Fucapi realizou pela primeira vez um hackthon, que contou com a participação de cerca de 50 participantes, alunos das Faculdades Fucapi, Estácio, UFAM e UEA. O tema da maratona colaborativa foi “Tecnologias Digitais aplicadas à Inclusão Social” e possibilitou o desenvolvimento de diferentes soluções inovadoras, como softwares, aplicativos, protótipos e ideias criativas voltadas às necessidades regionais.
Segundo o Diretor/Presidente da Fucapi, Miguel Giovanni, o evento foi uma grande oportunidade para promover discussões tanto para acadêmicos quanto para a comunidade em geral, por meio de temas como inclusão digital, preservação ambiental e inovação tecnológica, evidenciando o papel da tecnologia como ferramenta de transformação social:
“A interação entre pesquisa e comunidade reforçou a importância da Amazônia como um polo de inovação. O Encosis demonstrou que desenvolvimento e sustentabilidade podem caminhar juntos, promovendo um futuro mais inclusivo e próspero para a região”, enfatizou, Miquel.
Vitória Serrão para o i9Brasil
Imagens: Divulgação Fucapi
Leia Mais:
- Sabores da Amazônia ganham espaço com ingredientes da sociobiodiversidade
- Senado aprova projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental
- Manaus sedia evento que fortalece territórios da Amazônia Legal
- FPFtech fará inauguração de nova Sede da BioAmazon
- Não deixem a inovação na Amazônia morrer!!! Um grito verdadeiro à COP30