Manaus sedia evento que fortalece territórios da Amazônia Legal

Evento em Manaus reunirá associações representativas de indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos da Amazônia Legal, além de organizações parceiras. Com o tema “Oficina de Trocas Experiências”, o encontro faz parte do Projeto Floresta+ Amazônia e será realizado no Novotel, localizado na Avenida Madii, no Distrito Industrial, entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 17h.
O objetivo principal é promover a integração entre equipes implementadoras e lideranças comunitárias de 40 iniciativas dos territórios amazônicos. A oficina possibilitará a troca de experiências sobre a implementação de projetos de fortalecimento dos territórios coletivos em 8 estados da Amazônia Legal.
Além disso, a ideia é também discutir em conjunto, os avanços, lições e aprendizados na implementação de ações na região. Estarão presentes cerca de 120 representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia.
A oficina faz parte da Modalidade Comunidades do Projeto Floresta+ Amazônia é resultado de cooperação internacional do Governo brasileiro, através do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pelo Fundo Verde para o Clima (GCF).
Amazonas possui o maior número de iniciativas
Das 40 iniciativas, o estado do Amazonas tem a maior participação, com representantes de 19 organizações e comunidades. Os projetos são apoiados financeiramente pelo Floresta+, fazendo parte de 40 Terras Indígenas (TIs), 12 Unidades de Conservação, 9 territórios quilombolas, um assentamento agroextrativista e um território urbano.
Os temas para apoio aos tradicionais concentram esforços em conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, produção agroecológica, fortalecimento de cadeias da bioeconomia, vigilância e proteção territorial.
As iniciativas apoiadas também envolvem atividades relacionadas ao turismo de base comunitária, produção de alimentos e segurança alimentar, fortalecimento da cultura e modos de vida das populações tradicionais.
Sobre o projeto Floresta+ Amazônia
O projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF). Executado por meio de cinco modalidades, o projeto vai investir 96 milhões de dólares até 2028 em pagamentos por serviços ambientais e apoio direto às comunidades.
As atuais comunidades apoiadas pelo projeto, participaram de um edital lançado em 2022, no qual foram apresentadas 259 ideias de projetos, das quais as 40 foram aprovadas para receber recursos financeiros e apoio técnico para implementar as ações. Todas as propostas foram elaboradas de modo participativo pelos povos tradicionais, levando em consideração a natureza coletiva e autônoma das atividades na gestão dos territórios. As questões de gênero também foram consideradas na seleção; entre os projetos aprovados, 70% beneficiam diretamente as mulheres e/ou são liderados por elas.
Redação i9Brasil Portal de Notícias
Imagens: Divulgação
Leia Também:
- Encontro Amazônico de Negócios Sustentáveis acontece no AP
- Conselho da Suframa aprova investimentos de quase R$ 1 bilhão
- Sabores da Amazônia ganham espaço com ingredientes da sociobiodiversidade
- Senado aprova projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental
- Manaus sedia evento que fortalece territórios da Amazônia Legal