Suframa e Comércio do Paraguai renovam parceria estratégica

Na última terça-feira (20/05), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu a visita de autoridades e empresários da Zona de Livre Comércio Global do Paraguai (ZFG).
O encontro deu início na missão institucional e comercial que os representantes paraguaios cumpriram em Manaus, dos dias 20 e 22 de maio, visando o fortalecimento da parceria.
Os representantes se reuniram na sede da Suframa, localizada no Distrito Industrial de Manaus. O superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva e o presidente da Zona Franca Global, Pedro Céspedes assinaram um termo aditivo que prorroga por mais cinco anos o Memorando de Entendimento que fortalece os laços comerciais e logísticos entre as regiões.
“Temos esse memorando vigente desde 2015 e agora estamos oficializando a prorrogação desse acordo de colaboração mútua, com o intuito de aprofundar as relações comerciais e também estudar novas possibilidades de rotas logísticas e interconexões”, afirmou o superintendente da Zona Franca, Bosco Saraiva.
Saraiva também compartilha que a ocasião é oportuna, pois os dados mais recentes mostram um aumento na cadeia de produção de produtos exportados e importados entre o Brasil e o Paraguai.
“Em especial no Estado do Amazonas e na Zona Franca de Manaus, temos uma oportunidade de promover desenvolvimento e compartilhar conhecimentos e experiências, visando ao incremento desses indicadores”, salientou Saraiva.
O presidente da Zona Franca Global, Pedro Céspedes, afirmou que a assinatura do acordo reforça o compromisso de ambas as partes em impulsionar o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios entre os países.
“Temos aqui uma comitiva com empresários e importadores de Ciudad del Este interessados em estabelecer ou ampliar negócios com as empresas e fabricantes instaladas na Zona Franca de Manaus”, reforçou Céspedes.
Atividades realizadas
Além da visita à sede da Suframa e da assinatura do termo aditivo ao memorando de entendimento, a comitiva paraguaia também visitou na terça-feira, as instalações da Mondial, fabricante de eletrodomésticos, e da Livoltek, que produz inversores fotovoltaicos e carregadores veiculares no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Na quarta-feira (21/05), o grupo visitou o Porto Chibatão , instalação portuária de grande porte da capital e a empresa Technos, tradicional fabricante de relógios no PIM, além de participar de uma reunião empresarial no Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).
Na quinta-feira (22/05), encerrando as atividades oficiais da delegação paraguaia em Manaus, os representantes participaram de uma reunião com a empresa Vinci Airports e realizaram uma visita ao Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus, o terceiro maior do país em movimentação de cargas.
ZFG
A Zona de Livre Comércio Global do Paraguai foi criada em 2002 e é uma administração privada, cuja concessão fora adquirida por meio de licitação pública, com validade de 30 anos.
Trata-se de uma área delimitada com respeito ao território aduaneiro, na qual são permitidas atividades Comerciais, Industriais e de Serviços, livre de gravames aduaneiros e tributos fiscais.
Desta feita, o objetivo da Zona de Livre Comércio Global do Paraguai é desenvolver o comércio e as conexões com os mercados estrangeiros.
Por Redação i9Brasil
Imagem: Suframa (Divulgação)
Leia Também:
- Semana do MEI começará no AM com programação gratuita
- Suframa e Comércio do Paraguai renovam parceria estratégica
- Carta da Amazônia propõe união entre saberes tradicionais e ciência
- FITEA 2025 conectará startups da Amazônia a oportunidades na transição energética
- Suframa participa de ação do BNDES para fortalecer micro, pequenas e médias empresas no Acre