IA avança como suporte na indústria cosmética

Entre centenas de ativos dos principais fornecedores de matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais apresentados na in-cosmetics Latin America no ano passado, a BASF surpreendeu o público formado por químicos e formuladores com uma inteligência artificial chamada Mixy, capaz de auxiliar no complexo trabalho de criação de novos produtos, além da aplicação em outras ferramentas digitais voltadas para formulação cosmética, incluindo proteção solar.
Agora, a multinacional da área química, revela à organização do evento, que volta ao Center Norte nos dias 23 e 24 de setembro, como tecnologias de machine learning têm sido implementadas para suporte em todo o ciclo, das pesquisas aos protótipos.
Dotada de grande capacidade analítica, a inteligência artificial tem papel decisivo para o alcance do que os players do setor buscam de maneira geral: produzir mais, melhor, atendendo necessidades cada vez mais específicas de consumidores diferentes.
A BASF tem aplicado a IA em diversos segmentos do negócio, como pesquisa, engenharia, produção e gestão.
“A empresa iniciou a sua jornada pensando num futuro impulsionado por IA há alguns anos e vem explorando as possibilidades e os benefícios dos modelos de machine learning. No setor de cuidados pessoais, a BASF é protagonista em transformação digital, utilizando ferramentas que, de fato, promovem mais conveniência, facilidade e velocidade. Aqui, temos o compromisso de impactar positivamente o futuro do mercado”, explica Thifany Matsumora, analista de soluções digitais em personal care da BASF.
Ao utilizar a inteligência artificial no desenvolvimento de produtos, as companhias do setor têm conseguido reduzir o tempo de lançamento dos itens de beleza e cuidados pessoais. Isso porque a IA consegue acelerar processos complexos, entre eles os de pesquisa e estudo de perfil do consumidor.
“Antes, coletar e analisar informações costumava consumir muito tempo. Agora, esses processos podem ser agilizados com o uso da IA e de plataformas que utilizam essa tecnologia”, afirma Thifany.
A IA também permite a criação de produtos personalizados, que atendem necessidades específicas dos consumidores, além de prototipagem mais rápida e eficiente. Os testes também costumam ocorrer de maneira ágil com o uso dessa ferramenta.
Tecnologia impulsionada por IA
Atualmente, os profissionais da BASF contam o serviço digital D’lite no desenvolvimento de produtos. A tecnologia é impulsionada por inteligência artificial e utiliza uma combinação de algoritmos de machine learning e modelagem científica para auxiliar em todo o processo, da ideia inicial a criação. Apoiada por conhecimento científico e evidências coletadas por especialistas da BASF, a ferramenta combina os principais insights do mercado com informações técnicas sobre ingredientes e formulações.
Segundo Thifany, o D’lite também “ajuda os formuladores a desenvolver produtos mais sustentáveis, o que, por vezes, pode ser um processo muito demorado e complexo”.
A BASF também aplica a IA para otimizar fórmulas existentes e analisar dados de mercado e mídias sociais, identificando tendências para a criação de novos itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Perspectivas
Nos próximos anos, as ferramentas desenvolvidas com inteligência artificial devem seguir avançando na indústria de beleza e cuidados pessoais, impulsionando ainda mais fatores como inovação, personalização de produtos e sustentabilidade.
“A inteligência artificial tem grande potencial para transformar o mercado de cosméticos e cuidados pessoais, oferecendo produtos e serviços cada vez mais personalizados, eficientes e inovadores. Ainda há muito a ser explorado no universo da IA voltada para o setor de cosméticos”, conclui Thifany.

in-cosmetics Latin America 2025
As inovações da indústria de beleza e cuidados pessoais serão abordadas na edição deste ano da in-cosmetics Latin America, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
No estande da BASF, por exemplo, os visitantes poderão participar de novas experiências digitais e entender como a IA pode ser utilizada na prática.
Redação i9Brasil
Fotos: Divulgação