#Notícias

Mutirão oferece 1º transplante de córnea em Manaus

4 de julho de 2025

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh) está promovendo o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país.

Vinculado à Ebserh, o Hospital Universitário Getúlio Vargas participará da ação nesta sábado (5/7), com a realização de cirurgias, exames e demais procedimentos, totalizando quase 220 atendimentos em saúde ao longo deste sábado. Entre eles, o primeiro transplante de córnea feito no Hospital Universitário.

No hospital de Manaus, serão atendidos pacientes que aguardam em fila de espera por cirurgia e/ou exame. De acordo com Juscimar Carneiro, superintendente do HUGV/Ebserh, a realização do mutirão neste sábado é parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para garantir a celeridade no acesso aos procedimentos já indicados aos usuários do SUS.

“A participação do HUGV no Dia E – Ebserh em Ação reforça nosso compromisso com a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. Além de beneficiar diretamente os usuários do SUS com uma oferta considerável de procedimentos e exames durante a ação, reduzindo as filas de espera no Estado, a iniciativa fortalece a formação dos nossos residentes, que ganham a oportunidade de vivenciar mais procedimentos e ampliar sua experiência prática”, destaca o gestor.

Dentre os procedimentos programados para o Dia “E” do Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no Amazonas estão transplantes de córnea, capsulotomias (procedimento oftalmológico que remove a opacidade na cápsula posterior do cristalino, frequentemente após cirurgia de catarata, Colecistectomias convencionais (cirurgia para remover a vesícula biliar), artroplastias primárias totais de joelho (procedimento cirúrgico no qual a articulação do joelho é substituída por uma prótese artificial), reconstruções de ligamento cruzado por via artroscópica de joelho, endoscopias e ressonâncias magnéticas

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas – O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizados nacionalmente, na Rede Ebserh, 166 mutirões.

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Fonte: Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *