2º Encontro das Comunidades Rurais do Entorno de Manaus reúne mais de cem empreendedores

Ao longo de três dias, mais de cem empreendedores participaram do 2º Encontro das Comunidades Rurais do Entorno de Manaus, onde apresentaram propostas e demandas do setor para o poder público, como ainda receberam consultoria e assessoramento para viabilizar parcerias, documentação, regularização e benefícios.
Promovido pela Prefeitura de Manaus, o evento encerrou nesta quinta-feira (7), no Novotel Manaus, localizado na avenida Mandii, n° 4, bairro Distrito Industrial 1, zona Leste da capital.
Durante o encerramento, o prefeito David Almeida destacou as conquistas que beneficiaram os moradores da zona rural em sua gestão e reafirmou o compromisso em atendê-los com novos projetos para a categoria.
“Durante esta gestão, conseguimos asfaltar 209 quilômetros, do total de 254 km dos ramais contemplados. E vamos continuar promovendo projetos e ações que beneficiem o homem do campo. Buscamos, também, mudar a história desta cidade, fazendo políticas públicas que cheguem até as comunidades rurais. Podem ter certeza de que todas as demandas que ouvimos aqui serão atendidas”, destacou o prefeito David Almeida.
Os empreendedores aproveitaram a oportunidade para apresentar propostas e questionamentos ao titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, que propôs a ampliação do programa Empreende Manaus para o “Empreende Rural”.
“Nesses três dias de evento, aprendemos muito com esses líderes. Escutei demandas que jamais havia pensado que existiam e, a partir de hoje, iremos mapear, catalogar e planejar para executá-las. Temos muito respeito por esses presidentes de associações rurais que estão sendo valorizados, por isso, futuramente, queremos lançar o Empreende Rural, que será capitaneado pela Prefeitura de Manaus”, afirmou Radyr.

Além disso, mais de 100 atendimentos foram realizados pelo grupo Assessoria e Serviços Contábeis e Condominiais (Assercc), por meio dos serviços disponibilizados, como consultoria e assessoramento para viabilizar parcerias, documentação, regularização e benefícios. A próxima etapa será recolher todas as informações e documentações entregues pelos líderes e fornecer o suporte necessário para legitimar as associações.
Líder do polo 8 da comunidade Tarumã Açú do Pau Rosa, desde 1978, dona Lúcia Nicácio, comentou que o Encontro é o primeiro evento de todas as gestões que se preocupa com o homem do campo.
“Se o interior não planta, Manaus não almoça e nem janta. É com essa frase que eu começo agradecendo a iniciativa do nosso prefeito David Almeida e o secretário Radyr Júnior. Este evento está maravilhosamente aprovado e, mais uma vez, vemos o apoio à agricultura familiar. Acreditamos que, depois de uma reunião como essa, vamos receber muito mais porque temos uma gestão que faz o trabalho em campo”, agradeceu a empreendedora.
Para o i9Brasil, com informações da Prefeitura de Manaus