Agentes de Desenvolvimento para fortalecer os pequenos negócios

Cerca de 90 profissionais que atuam em 55 Salas do Empreendedor participaram da atividade
Capacitar os Agentes de Desenvolvimento é investir diretamente no fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios do Amazonas.
Com esse foco, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou, na sede da instituição em Manaus, o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, que começou nesta quinta-feira (15) e seguiu até sexta-feira (16).
Durante dois dias de programação estiveram em imersão com oficinas, palestras, workshops, orientações técnicas e troca de experiências.
A abertura oficial da atividade contou com a presença da diretora-superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho Normando Pessôa.
Ela que destacou a importância da iniciativa e o papel estratégico dos parceiros locais na promoção do empreendedorismo na região.
“Para o Sebrae, vocês são, de fato, a nossa grande rede de parceiros. Ninguém conhece melhor do que vocês os desafios que enfrentamos na Amazônia para levar atendimento e serviços aos nossos empreendedores”, assegurou Ananda.

Ela também ressaltou as dificuldades logísticas enfrentadas para alcançar os territórios mais distantes e como a atuação conjunta com as prefeituras é essencial nesse processo.
Sem esse apoio, muitos empreendedores ficariam desassistidos.
A superintendente ainda acrescentou que o papel do Sebrae é oferecer ferramentas para que os municípios tenham condições, conhecimento e capacidade de fomentar o empreendedorismo como uma alternativa concreta de geração de renda e emprego.
“A gente sabe que o serviço público, sozinho, não consegue absorver toda a demanda por trabalho. O empreendedorismo, portanto, é uma estratégia real de desenvolvimento local. Por isso chamamos vocês de agentes de desenvolvimento”, afirmou ela.
Pessôa ainda destacou que por meio da informação e da capacitação, eles promovem transformação nos municípios em que atuam.
Isso é fundamental para o futuro dos estados.
Cerca de 90 agentes de desenvolvimento participaram do encontro.
Além das atividades formativas, o evento contou com a palestra do especialista em pequenos negócios Bruno Miranda.
No cronograma ocorreu a entrega do Prêmio Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2024, que reconhece as Salas do Empreendedor com melhor desempenho no atendimento ao público.
As Salas do Empreendedor funcionam dentro das prefeituras municipais e são espaços fundamentais para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, à formalização e ao crédito.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Luan Menezes, o encontro reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
“Ao investir nesses profissionais, o Sebrae contribui para ampliar o alcance das políticas públicas de empreendedorismo e para transformar realidades nos territórios do interior do Amazonas”, afirmou.
Parceria com a AFEAM amplia acesso ao crédito
Um dos destaques do evento é a parceria entre o Sebrae-AM e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).
Isso tem possibilitado a ampliação do acesso ao crédito nos municípios, por meio da atuação conjunta nas Salas do Empreendedor.
Entre janeiro e março de 2025, foram liberados R$ 1.996.773,20 em financiamentos, resultado de 161 processos finalizados.
Nos meses de novembro e dezembro de 2024, esse número chegou a R$ 1,6 milhão. O coordenador estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae-AM, Marcelo Souza, destaca que esses resultados se devem à parceria com a instituição.
“Essa parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que o crédito chegue na ponta, nos empreendedores que movimentam a economia local. As Salas do Empreendedor facilitam o acesso à informação, ao crédito e à formalização”, afirma Souza.
Também participaram do Encontro instituições parceiras como a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (SETEMP), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA).
Por Redação i9Brasil
Leia Também:
- Agentes de Desenvolvimento para fortalecer os pequenos negócios
- Inova Amazônia Summit lança vitrine para valorizar Indicações Geográficas
- Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050 chegam ao Norte do país
- Investidor Nacional aposta em IA desenvolvida em Manaus
- Programa Mulheres Inovadoras terá apresentação no AM