Aliança comercial entre CIEAM e FAS visa reduzir o desmatamento

O Centro da Indústria do Comércio do Estado do Amazonas (Cieam) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) assinaram, na última sexta-feira, 29 de novembro, um termo de parceria, com duração de três anos, para criação da Aliança Empresas Amigas da Amazônia.
A aliança tem como objetivo a elaboração de ações em conjunto para redução do desmatamento e promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades e aldeias dos povos da região amazônica. Visando fortalecer o desenvolvimento sustentável, a parceria deve promover um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Historicamente, a FAS tem parceria com empresas situadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), que tem o entendimento de que a conservação do bioma é um papel de todos e que é importante atuar também em favor dos povos que cuidam da floresta. A Aliança vem para fortalecer ainda mais essas parcerias e abraçar novas empresas.
“O CIEAM já faz um trabalho de sustentabilidade, e nós pretendemos impulsionar dentro da perspectiva da Comissão de ESG. A conselheira Régia ficou responsável por essa interação, e eu tenho certeza que ela fará com muito amor e com ótimo resultado para o interesse da indústria do estado do Amazonas” salientou o presidente do Conselho do CIEAM, Luiz Augusto.
O termo foi assinado pelo presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, e pelo superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, na sede da instituição. O presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e o superintendente de Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati, assinaram como testemunhas.
De acordo com Viana, a parceria vai possibilitar engajamento entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Essa parceria tem como objetivo incentivar o engajamento de empresas do Polo Industrial de Manaus nas agendas de conservação da floresta e de promoção da prosperidade de comunidades e aldeias da Amazônia profunda. Então, é muito importante o firmamento desse compromisso com pessoas que visem o verdadeiro significado de que a Amazônia vale muito mais em pé do que derrubada. Espero que esse seja o primeiro passo para muitos feitos que estão por vir”, afirmou Virgilio.
Recentemente, ambas as instituições promoveram uma imersão na comunidade indígena Três Unidos, do povo Kambeba, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. A visita reuniu jornalistas de vários veículos do país, que tiveram a oportunidade de conhecer projetos da FAS na comunidade, entre eles, ações que só foram possíveis por meio da parceria de empresas que estão localizadas no PIM.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da FAS, Luiz Furlan, essa parceria é muito importante para consolidar uma imagem do Polo Industrial de Manaus (PIM) como patrimônio importante para o Amazonas e o Brasil.
i9 Brasil, com informações da FAS.
Leia também
- Parceria entre AM e Eldorado oferta 10 mil vagas em cursos de tecnologia
- Black STEM seleciona estudantes negros até 30/4
- Inovação digital garante identificação e proteção gratuita para cães e gatos no Brasil
- Conheça os empreendedores por trás da Magnus Amazônia
- Startup avança na produção biotecnológica de mudas amazônicas