ARTIGO Redes Sociais: Informação, Economia e o X da Questão

Nos anos recentes, o consumo de mídias digitais têm transformado significativamente a forma como nos comunicamos. Com o avanço das redes sociais, a exemplo do Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, vemos não somente novos meios de interação social, mas também fontes primordiais de informação e negócios.
Redes sociais se tornaram fontes rápidas e acessíveis de conteúdo, permitindo que as informações se espalhem em tempo real. Nos dias de hoje, nos informamos muito mais rapidamente pelos apps do que pelas mídias tradicionais, cuja audiência cai ano após ano.
Um relatório recente divulgado pela Kepios.com mostra que as redes sociais atingem mais de 60% da população mundial, seu uso cresce a cada ano (mais que 5% entre 2023 e 2024) e o Brasil se posiciona como um dos maiores consumidores desse tipo de mídia, ficando em segundo lugar em número de contas por cidadão. Com tantos dados online, essas redes também servem para estudos científicos sobre sociedades e cidades inteligentes, como por exemplo analisando impacto de pandemias ou violência urbana. Mais de 500 artigos são publicados por ano no ArXiv.org mencionando dados coletados do Twitter.