Ceará forma mais de 340 alunos na primeira turma do Geração Tech

A cerimônia de formatura da primeira turma do projeto Geração Tech marcou um importante passo na capacitação de jovens cearenses para o mercado de trabalho em tecnologia.
O Geração Tech é uma iniciativa que visa capacitar jovens entre 18 e 29 anos, gratuitamente, para se tornarem desenvolvedores web full stack, suprindo a crescente demanda do mercado de tecnologia da informação e criando novas oportunidades para os cearenses. Durante a cerimônia, a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, destacou o impacto positivo do projeto na vida dos participantes.
“Esses jovens estão começando uma nova trajetória que pode mudar suas vidas. Projetos como o Geração Tech mostram que a qualificação é o primeiro passo para transformar histórias e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, afirmou.
O evento aconteceu no último dia 4/9, na sede do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e celebrou a conclusão do curso de Formação e Desenvolvimento Web, que teve duração de três meses. Ao todo, 347 alunos concluíram a formação, que é fruto de uma parceria entre o IEL Ceará e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, também subiu ao palco e enfatizou a relevância de Fortaleza no cenário global de conectividade.
“Fortaleza é hoje a segunda cidade mais conectada do planeta, e toda a internet que entra e sai do Brasil passa por aqui. Com mais de 100 data centers, o mercado de tecnologia é uma das grandes apostas para o futuro econômico do Ceará. Esses jovens são a chave para que possamos continuar crescendo e inovando”, reforçando a importância da formação de novos talentos para o setor.
Luís Eduardo Fontenelle Barros, diretor na Adece, representando o presidente da Adece Danilo Serpa, destacou que o projeto Geração Tech é um investimento no futuro do Ceará, abordando a necessidade urgente de mão de obra qualificada na área de tecnologia da informação. Em mensagem enviada pelo presidente da Adece, e lida por Luís Eduardo, ele pontuou que a formatura de 347 alunos nesta primeira turma é apenas o início de um movimento maior para transformar o mercado cearense.

O evento também serviu como um momento de reflexão sobre a importância de iniciativas como o Geração Tech para o fortalecimento do ecossistema tecnológico do estado. Com um novo processo seletivo em andamento, a próxima turma está prevista para iniciar as aulas em outubro, ampliando ainda mais o impacto do projeto.