Doutoranda do PPGE/Ufam participa de avaliação da ONU sobre direitos humanos na Bolívia

Por: Agatha Gonçalves (MANAUS)
Na última terça-feira (21/01), a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam) Letícia Borel participou, na Bolívia, do Exame Periódico Universal (EPU), uma ferramenta do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas que avalia a situação dos direitos humanos nos 193 países membros da organização.
Na ocasião, a Bolívia foi analisada quanto ao cumprimento de suas obrigações nesse âmbito e recebeu diversas recomendações, incluindo a necessidade de promover igualdade salarial entre homens e mulheres, combater a exploração sexual e eliminar o trabalho infantil.
Letícia, que desenvolve sua pesquisa de doutorado apoiada pelo Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) do Capes, na Universidad Católica Boliviana, destacou a relevância do evento para suas investigações acadêmicas, considerando as discussões e dados levantados essenciais para enriquecer seu trabalho sobre direitos humanos.
“O evento possibilitou compreender como a Bolívia está investindo, seja em programas e/ou legislações, para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes bolivianas, o que contribui diretamente com a minha linha de pesquisa que é Educação, Estado e Sociedade na Amazônia, tendo como tema de pesquisa a questão do Trabalho Infantil”, disse.
A doutoranda faz parte do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Política, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi) institucionalizado da Ufam e certificado pelo CNPq, com uma das linhas de pesquisa em “Infâncias, Adolescências e Juventudes e a história das suas instituições: prisões, justiça juvenil e movimentos sociais”.
O GEPPEvi é liderado pela Professora Dra. Maria Nilvane Fernandes da Faculdade de Educação (Faced) e Programa de Pós-graduação (PPGE).

Foto: Letícia Borel/ Arquivo Pessoal.
Leia também:
- Parceria entre AM e Eldorado oferta 10 mil vagas em cursos de tecnologia
- Black STEM seleciona estudantes negros até 30/4
- Inovação digital garante identificação e proteção gratuita para cães e gatos no Brasil
- Conheça os empreendedores por trás da Magnus Amazônia
- Startup avança na produção biotecnológica de mudas amazônicas