#Notícias

Einstein impulsiona discussões sobre inovação e sustentabilidade na saúde durante a Expo Amazônia BIO&TIC

5 de novembro de 2024

O Einstein esteve presente na Expo Amazônia BIO&TIC, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de novembro de 2024, em Manaus. O evento reuniu especialistas para debater o futuro da saúde por meio da inovação, com foco na integração de saúde, ESG e tecnologia no Polo Industrial de Manaus.

“Essa é a terceira vez que participamos do evento, reforçando nosso compromisso com a inovação em saúde e trazendo sua experiência para as discussões sobre novas abordagens e tecnologias que possam beneficiar a região amazônica e o Brasil”, afirma Rodrigo Demarch, diretor executivo de inovação do Einstein. A terceira participação da organização nessas discussões acontece após a inauguração de seu Centro de Inovação em Manaus, em abril deste ano. 

Para essa edição, o Einstein organizou uma programação especial composta por quatro mesas, reunindo especialistas da organização e líderes da região. No dia 4 de novembro, o primeiro debate, intitulado “Inovação e saúde no polo industrial de Manaus: novos caminhos de competitividade para os recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, será moderado por Gabriela Xavier, gerente de inovação do Centro de Inovação de Manaus e contará com a participação de Marcos Toscano, coordenador da CAPDA na SUFRAMA; Nazaré Toyota, diretora industrial na Lumicenter; Marco Carvalho, Gerente industrial da UCB; Rebeca Garcia, diretora de novos negócios da GBR; e Nelson Gouvea, gerente geral DX e relações governamentais de LG. A discussão abordará a integração entre inovação e saúde na região, com um enfoque especial nas iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicadas à saúde.

No dia 4, o tema “Trabalho e saúde: como transformar a relação entre bem-estar e produtividade” será conduzido pela Dra. Solange Miranda de Oliveira, coordenadora de saúde do Trabalho do Einstein. A mesa discutirá temas como a promoção de saúde mental e a criação de ambientes de trabalho mais positivos, a ergonomia e a segurança no trabalho para a prevenção de acidentes e doenças e as inovações em saúde ocupacional, incluindo sistemas de monitoramento e automação. Além disso, serão analisadas políticas de bem-estar que conciliam vida pessoal e profissional, como horários flexíveis, programas de saúde e teletrabalho. Francinira Soares da Costa, enfermeira ocupacional da Gopag; Clewdson Costa, supervisor de EHS da Vantiva; Jackson Mata, gerente de manufatura da Yamaha; e Catiane Lima, engenheira de segurança do trabalho da Solar Coca-Cola, integrarão o painel.

Já no dia seguinte, a mesa “Parcerias público-privadas para a resiliência do clima e saúde no desenvolvimento da Amazônia” será moderada pela Drª Wanessa Nascimento, consultora de inovação do Einstein. Pesquisadores como Dr. Roselito Silva, do IFAM, e Dra. Alessandra Nava, da Fiocruz Amazonas; Carlos Demeterco, assessor técnico na GIZ Brasil; e Pedro Freitas, diretor presidente das águas de Manaus participarão do painel. O debate abordará exemplos de parcerias público-privadas na Amazônia que combinam desenvolvimento econômico, preservação ambiental e avanços em saúde pública. Serão discutidos os impactos das mudanças climáticas na saúde das populações amazônicas e o papel das inovações tecnológicas para mitigar esses efeitos, com destaque para a importância das parcerias público-privadas no financiamento e desenvolvimento de tecnologias inovadoras. 

Também no dia 5, a programação será finalizada com a mesa “Novos caminhos para a saúde: capacitação e empreendedorismo na Amazônia – O caso do Programa de Inovação e Empreendedorismo em Bioinformática”, novamente moderada por Gabriela Xavier. A discussão focará na capacitação em bioinformática como um pilar para transformar a saúde na Amazônia, preparando profissionais para utilizar dados biológicos e clínicos de forma inovadora. Os painelistas também destacarão o incentivo ao empreendedorismo na saúde, com o programa promovendo o desenvolvimento de startups e soluções práticas para a região. Participam Denis Minev, CEO da Bemol; Luciana Minev, CEO da Singulary; e Juscimar Junior, diretor da EST/UEA.

“Tecnologia e inovação são e serão importantes vetores da equidade em saúde, uma premissa que norteia todas as atividades do Einstein. Queremos ampliar nossa atuação na região Norte para desenvolvermos inovações promotoras de acesso e qualidade em saúde, que respondam às necessidades locais e que promovam a interconexão entre biodiversidade e saúde”, destaca Demarch.

Fonte: Expo Amazônia BIO&TIC

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *