Empresas globais de tecnologia reúnem CEOs e pensam sobre a inovação no Brasil

O IT Forum Trancoso 2025, realizado entre 30 de abril e 4 de maio, transformou o sul da Bahia no epicentro das discussões sobre inovação e novos negócios. O evento recebeu mais de 700 convidados, entre eles alguns dos nomes mais influentes do setor no Brasil e no mundo.
Estiveram presentes nomes de peso como Rodrigo Caserta, CEO global da Avanade; César Gon, fundador e CEO da CI&T; Marco Stefanini, CEO global da Stefanini; Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil; Diego Puerta, presidente da Dell Brasil; Christian Gebara, CEO da Vivo; Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil. Também marcaram presença líderes regionais como Carlos Morais (Globant), Maurício Prado (Monday.com), Edenize Maron (Rimini Street), Marcelo Menta (Interaxa), André Palma (Zup Innovation), Cláudio Stopatto (Lenovo Brasil), Ricardo Kamel (HP Inc. Brasil), entre outros.
Durante quatro dias, os executivos participaram de debates estratégicos sobre os rumos da transformação digital, inteligência artificial, cibersegurança e sustentabilidade. O encontro reafirmou, sobretudo, o Brasil como protagonista nas discussões globais sobre tecnologia e inovação.
“Reunir as principais lideranças do setor para debater o futuro da tecnologia no Brasil é fundamental, mas transformar essa discussão em ações concretas é o que realmente faz a diferença”, afirma André Cavalli, CEO do IT Forum.
Para colocar em prática todos os debates e impulsionar a inovação no mercado, o encontro promoveu 2136 reuniões de negócios entre estes líderes. Uma união estratégica, na opinião de Rodrigo Bernadinelli, CEO da Digibee, participante e patrocinador do evento.
“Ter acesso aos principais executivos de tecnologia do Brasil é realmente um grande diferencial do IT Forum”, explica. “É importante maximizarmos as conexões. Então, estar no IT Forum para nós é de alto valor”, afirma Marcos Grilanda, vice-presidente Databricks, que também estava no evento.
Futuro
A edição deste ano do IT Forum Trancoso convidou especialistas a refletirem sobre a “Arte de Imaginar Futuros e Inovar”. Ao todo, foram mais de 40 painéis e salas de conteúdo nos cinco dias de evento. Um deles contou com a participação de Silvio Meira, um dos principais especialistas em inovação e tecnologia do Brasil. Em sua apresentação, ele compartilhou projeções sobre o futuro do mercado e destacou a importância de uma abordagem estratégica e criativa.
Fundador do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) – uma das mais relevantes instituições de inovação tecnológica do país -, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cientista-chefe da TDS.company, Meira defendeu que pensar o futuro exige a articulação de quatro verbos fundamentais: pensar, desenhar, criar e fazer.
Junto a ele, também participaram de painéis especialistas como Dilma Campos, liderança de inovação e sustentabilidade, Chief Sustainability Officer (CSO) da B&Partners.co e sócia-fundadora da Nossa Praia. Em sua palestra, ela destacou que as empresas parem de mensurar apenas o ROI (Return on Investment) e sugeriu que passem a medir o RoF (Return on Future), conceito que une resultado econômico a impacto ambiental e social de longo prazo.
Para finalizar os debates, Guilherme Gennari, fundador da Iandé – consultoria especializada em inovação, desenvolvimento de lideranças e bioeconomia, e referência no mercado de soluções baseadas na natureza, a biomimética – falou da importância de buscar na natureza respostas para os desafios atuais, ou seja, soluções concebidas ao longo de bilhões de anos por organismos ou fenômenos naturais.
“Cada vez mais temos a responsabilidade de espalhar isso pelo mundo e fazer negócios que geram impacto positivo, não negócios pelo negócio”, refletiu Renata Marques, CIO América Latina da Natura & CO e convidada do IT Forum Trancoso 2025.
IT Forum Praia do Forte
O IT Forum Trancoso 2025 encerrou o encontro em grande estilo ao som de Diogo Nogueira, um dos maiores nomes do samba contemporâneo. O cantor fez todo mundo dançar ao som de “Pé na Areia”, “Clareou”, “Alma Boêmia” e “Tô Fazendo a Minha Parte”.
“Essa é a essência do IT Forum, aliar conteúdo, relacionamento e negócios em um ambiente que permite imersão completa. Para inovar, é preciso olhar por outra perspectiva”, complementa André Cavalli.
O próximo encontro de 2025 já tem data marcada: o IT Forum Praia do Forte será realizado entre os dias 20 a 24 de agosto, também na Bahia.
Leia também
- Empresas globais de tecnologia reúnem CEOs e pensam sobre a inovação no Brasil
- Amazônia Bio Summit está chegando; confira a programação
- PIM registra crescimento de 15,61% no primeiro trimestre
- Inpa abre seleção para Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido
- Prazo para desistências no PIX Automático fica 6/6