Parceria institucional busca qualificação de militares na Amazônia

Os departamentos de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) e de Engenharia e Construção do Exército (DEC), vinculados ao Comando Militar da Amazônia (CMA), alinharam parceria com representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), visando ampliação de oportunidades de qualificação acadêmica para o efetivo militar das Organizações Militares subordinadas ao Grande Comando de Engenharia da Amazônia Ocidental.
A parceria tem como objetivo estabelecer as ações conjuntas para inserção de militares em programas de pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de Mestrado e Doutorado. Poderão participar militares das áreas de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Naval e Florestal.
Os cursos serão oferecidos por meio das parcerias institucionais, sem necessidade de repasses financeiros por parte da Força Militar. A decisão representa a escolha de um modelo sustentável e estratégico de formação, integrando Defesa, Educação e Ciência.
Durante o diálogo, foram destacadas as possibilidades de capacitação em setores de alta relevância tecnológica, como a Inteligência Artificial e automação de processos, com o foco na fomentação de inovação e autonomia científica no contexto amazônico.
Em seu site, o Comando Militar da Amazônia (CMA), divulgou que a parceria entre o meio acadêmico e a estrutura militar na Amazônia representa a geração de conhecimento aplicado à realidade local, permitindo o desenvolvimento de soluções para desafios ambientais, geográficos e logísticos da região. Além disso, também informou que a iniciativa do Exército Brasileiro qualifica e moderniza seus quadros, promovendo o aprimoramento técnico-científico do pessoal militar e, simultaneamente, contribuindo para a elevação da capacidade operativa e da eficiência em projetos estruturantes voltados à defesa, à logística e ao desenvolvimento regional.
Redação i9Brasil
Imagem: Divulgação CMA