Farmacêutica apresenta vacina para bronquiolite ao MCTI

Na última quarta-feira (29), a empresa farmacêutica Pfizer Brasil, em reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresentou a sua nova vacina destinada ao combate do vírus sincicial respiratório (VSR). A vacina Abrysvo deve prevenir o vírus causador de infecções como a bronquiolite, uma inflamação dos brônquios que acomete crianças e bebês.
“A Pfizer está com uma agenda muito intensa de contribuição no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), trazendo novas tecnologias para ajudar, principalmente, as pessoas mais vulneráveis”, disse o presidente da empresa, Alexandre Gibim.
A diretora de Assuntos Corporativos da farmacêutica, Eliza Smartini, afirmou que uma das principais contribuições no Complexo é o imunizante Abrysvo. A bronquiotite é a principal causa de morte de crianças de até um ano e também afeta o público acima dos 60 anos.
Smartini anunciou também que a empresa fez uma parceria com o Instituto Butantan e vai trazer a produção da vacina para o Brasil. A parceria será com o Instituto Butantan. O projeto já foi oficializado e está em processo de análise no Ministério da Saúde.
A ministra Luciana Santos disse que a saúde dos brasileiros é uma das prioridades do atual governo e faz parte dos investimentos da Nova Indústria Brasil (NIB), dentro da Missão 2.
“É uma decisão do presidente Lula para que a gente possa democratizar e melhorar a saúde pública do país e o MCTI tem um papel fundamental nisso, porque a gente financia e acompanha a produção científica brasileira e toda a área de conhecimento”, ressaltou a ministra Luciana Santos.
O imunizante é indicado para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças, desde o nascimento até os 6 meses de idade, por imunização ativa em gestantes. Para a proteção das crianças, a aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a gestação. A vacina não é aplicada diretamente nos bebês.
A Anvisa também autorizou o uso da vacina na prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR em indivíduos com 60 anos de idade ou mais, população também considerada de risco.
i9 Brasil, com informações do MCTI
Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)