Final da maratona mundial de jogos conta com equipes do AM

Representantes das equipes na Semifinal da GameJam+ 2024/2025 em São Paulo. Foto: GameJam+.
Os Projetos de desenvolvedores independentes do Amazonas destacam a competência técnica da região com jogos digitais e de tabuleiro
Duas equipes do Amazonas se destacaram na última edição da GameJam+ 2024/2025, maratona mundial de desenvolvimento de jogos. A equipe Sardinha Studios venceu o prêmio de “Melhor Jogo da Região Norte”, enquanto a equipe Ayeta, representada por Marina Gatto, foi selecionada para concorrer na categoria premiada do SBT Games com o boardgame “Brincadeira de Heroi”.
A semifinal da competição GameJam+ 2024/2025 para o Brasil e América Latina aconteceu de maneira presencial em São Paulo, no mês de março. A celebração reuniu representantes das melhores equipes de cada região do país, evidenciando projetos de grande potencial na maratona global de desenvolvimento de jogos.
Uma novidade desta edição foi a categoria SBT Games, resultado de uma parceria entre a organização da GameJam+ com a emissora de televisão SBT. O objetivo da colaboração é ofertar aos desenvolvedores de jogos independentes visibilidade e valorização por meio de uma plataforma de destaque.
O jogo digital “Forest Trials” da Equipe Sardinha Studios
A equipe Sardinha Studios, vencedora da categoria de melhor jogo da Região Norte, reúne integrantes que são apaixonados por transformar ideias em experiências jogáveis, sendo formada por Caio Rodrigues (produção e gerenciamento do projeto), João Victor (game design), Lucas Lima (programação) e Rodrigo do Val (parte artística).
Provando que a união faz a força e ressaltando a importância dos espaços de integração, os integrantes compartilham que a parceria surgiu em uma edição da GameJam+ que aconteceu em 2019 e, desde então, tem gerado resultados positivos, como o jogo vencedor “Forest Trials”.
Segundo Caio Rodrigues, responsável pelo gerenciamento do projeto, um dos maiores desafios na competição é lidar com o curto tempo de desenvolvimento. A primeira versão do jogo foi criada em apenas um final de semana, e agora a equipe está há cinco meses trabalhando na versão definitiva, que será avaliada na final da GameJam+ em junho.
“Esse tipo de projeto precisa de vários testes com o público, para garantir que o jogo está divertido e o desafio balanceado”, enfatiza Caio.
Montagem que apresenta os integrantes da equipe Sardinha studios ao lado de uma tela do jogo Forest Trials. Foto: Acervo Equipe Sardinha
O jogo digital “Forest Trials” nasceu da interpretação da equipe de um gênero muito popular nos anos 90: os jogos de RPG com combates em turnos. A ideia é explorar as possibilidades de um jogo de masmorras, por meio da combinação de elementos clássicos com visuais e mecânicas modernas.
“A ideia é atrair tanto jogadores veteranos, por meio da nostalgia, quanto um novo público, por meio de uma proposta de gameplay mais moderna”, acrescenta Caio Rodrigues.
Ayeta Studios e o Boardgame “Brincadeira de Herói”
Para Marina Gatto, designer de jogos e representante da equipe Ayeta Studios, o destaque de seu jogo “Brincadeira de Herói” na categoria SBT Games foi emocionante e teve um valor muito especial, principalmente por ser uma das representantes a Região Norte:
“Para a gente do Norte, quando conquistamos alguma coisa assim principalmente de games e coisas relacionadas a jogos, é uma festa, porque a gente quer se reconhecido”, destaca Marina.
Montagem que apresenta a designer de jogos Marina Gatto ao lado de imagens do jogo “Brincadeira de Herói”
Fotos: Acervo Equipe Ayeta
O desenvolvimento do jogo de tabuleiro “Brincadeira de Herói” foi resultado das experiências e interesse de Marina, trazendo a ideia de personagens do desenho infantil Sitio Pica-Pau Amarelo e suas principais habilidades em uma aventura dentro do tabuleiro de RPG.
“Eu escolhi o tema Sitio do Pica-Pau Amarelo, porque foi algo que fez parte da minha infância e de todo mundo do Brasil praticamente”, explica a designer de jogos.
A jogabilidade foi um dos principais desafios para a designer, pois ao criar as histórias e os personagens, era necessário identificar possíveis erros no tabuleiro. Em meio às dificuldades, contribuir para o reconhecimento de algo que gosta, como os jogos de tabuleiro, é um marco para a criadora do jogo.
“Ainda mais na época em que estamos vivendo, em que os jogos digitais estão dominando o mercado, ser reconhecida por um jogo de tabuleiro é algo que considero muito importante”, acrescenta Marina.
Região Norte na Grande Final da GameJam+
A grande final da 8ª edição da GameJam+ está programada para acontecer entre os dias 22 a 26 de junho de 2025, em Brasília, durante a conferência latino-americana Innova Summit. Os projetos selecionados passam por uma fase de mentoria, aprimoramento e testes de jogabilidade antes da cerimônia de premiação.
A equipe representante da Região Norte, Sardinha Studios com o jogo digital “Forest Trials” apresentará a versão definitiva do projeto na premiação, apresentando o potencial de criatividade e inovação dos desenvolvedores do Amazonas no cenário global.
Para Isabelly Rohana, produtora de jogos e fundadora da associação Amazonas Game Dev, o destaque das equipes é de extrema importância para o estado do Amazonas na área de tecnologia e desenvolvimento de jogos:
“O prêmio de melhor jogo da região Norte não é apenas um reconhecimento do trabalho de alto nível que estamos realizando, mas também uma comprovação de que o Amazonas possui profissionais talentosos e capacitados para atuar na área de games”, finaliza Isabelly.
Os destaques das equipes nortistas na GameJam+ 2024/2025 coloca em evidência a importância do apoio e da valorização de iniciativas independentes de criatividade, tecnologia e inovação da região. A Sardinha studios e a equipe Ayeta representam a união de valores como competência técnica e representatividade cultural para a Amazônia.
Por Vitória Serrão/ Especial para o i9Brasil
Leia também
- CBA e grupo holandês tratam de soluções climáticas inovadoras
- Amapá apresenta detalhes do Inova Amazônia Summit
- Prefeitura de Manaus recebe recurso federal de R$ 10 milhões para fortalecer ecossistema de inovação no centro histórico da cidade
- Corecon-AM/RR leva debate sobre Reforma Tributária às faculdades de Economia
- AM, AP e TO receberão parques tecnológicos