Fucapi realizará 12ª edição do Encontro de Engenharia nos dias 21 e 22/11

O campus educacional da Faculdade Fucapi, em Manaus, irá receber nos próximos dias 21 e 22 de novembro o 12° Encontro Regional de Engenharia (Encoeng) e a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Os eventos serão realizados das 9h às 12h e das 19h às 22h, ambos com entrada franca para a comunidade.
Com o tema ‘O papel da engenharia no contexto das mudanças climáticas’, o 12º Encoeng traz uma programação com diversas atividades, tais como palestras, painel de discussão, minicursos, oficinas, apresentação de projetos e artigos científicos desenvolvidos por acadêmicos de Engenharia.
A diretora acadêmica da Faculdade Fucapi, Isabel Cristina Dinóla, explicou que a escolha do tema foi motivada pela crescente urgência de abordar as questões climáticas que afetam o bioma amazônico e todo o planeta.
“É um momento crucial para promover discussões relevantes sobre ciência e tecnologia e suas aplicações no mundo real. Com esses eventos, buscamos incentivar o público a refletirem sobre como desenvolver tecnologias sustentáveis que promovam uma relação mais harmoniosa com a natureza”, destacou a diretora.
O evento contará com uma exposição de projetos e soluções inovadoras que abordam diretamente as questões climáticas. O público poderá conhecer protótipos e iniciativas práticas desenvolvidas por estudantes e profissionais, mostrando como a engenharia pode contribuir significativamente para um futuro mais sustentável.

5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Já o tema central da etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é ‘Amazônia em Transição: Ações para a Emergência Climática’. Organizada pela instituição Amazônia B em parceria com a Fucapi, a conferência faz parte das etapas regionais da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), iniciativa promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A organizadora do evento, Cristine Rescarolli, destacou a importância do diálogo inclusivo promovido pela conferência: “Este é um marco histórico que une o Brasil no propósito de discutir soluções diante da emergência climática”, frisou.
No dia 21, uma mesa-redonda com o tema ‘Governança e Educação Ambiental: Construção de Valores Socioambientais, Participação e Controle Social’ abrirá os debates.
Já no dia 22, o foco será ‘Transformação Ecológica: Descarbonização da Economia com Inclusão Social’. Ambos os painéis contarão com a presença de especialistas em causas ambientais e sociais da região amazônica.
Com informações da Fucapi.
Fotos: Divulgação / Fucapi