Idam inicia teste do sistema eletrônico de gerenciamento de dados

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou a implantação do Sistema de Gerenciamento de Assistência e Extensão Rural (Sigatex), ferramenta na qual serão concentradas as informações relacionadas às atividades do segmento acompanhadas pelo órgão.
O sistema de gestão foi projetado para o planejamento, monitoramento e integração do desempenho das atividades do Idam. Por meio do Sigatex será possível o acesso a informações, em tempo real, sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestada pelo órgão no estado e que possibilitarão um panorama mais preciso sobre os resultados alcançados.
Iniciadas neste mês, as atividades testes do Sigatex estão em ritimo aceleardo no estado e tiveram início nas Unidades Locais (UnLoc’s) do Idam nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. A meta é que, com o uso da ferramenta, sejam traçadas ações, estratégias e políticas públicas para impulsionar o setor primário amazonense.
“Nesta quarta-feira (29/01), os trabalhos acontecem em Iranduba, onde nossos técnicos estão em campo para realizar a coleta de informações junto aos agricultores familiares e produtores rurais assistidos pela UnLoc Idam/Iranduba”, disse o diretor presidente do instituto, Vanderlei Alvino.
Alvino destaca que, atualmente, a coleta de informações junto ao público assistido sobre os serviços de Ater se dá por meio do preenchimento de um formulário de 15 páginas.
“Porém, com o Sigatex, o recebimento desses dados ocorrerá por meio de tablets utilizados por técnicos do Idam. Todos os extensionistas terão login e senha e as atualizações das informações ocorrerão em tempo real, de acordo com a disponibilidade do sinal internet”, destacou.
À frente dos trabalhos acerca do Sigatex está o Departamento de Planejamento (Depla), vinculado à Diretoria de Planejamento do instituto. A estruturação do Sigatex foi intensificada nos últimos dois meses, com o intuito de modernizar o modo de gestão do instituto, segundo o diretor do Diplan, Victor Goes.
“Será uma transformação digital para o Idam que beneficiará, principalmente, o agricultor familiar e produtor rural”, assegurou.
Já a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter) do órgão, Nadiele Pacheco, comemorou a agilidade na obtenção dos dados dos serviços de Ater ofertados pelo Idam, que, por ser manual, pode levar até cinco meses para serem consolidados.
“Mas, a partir do Sigatex, trabalharemos com dados em tempo real e mais precisos”, destacou.
O Sigatex poderá ser acessado pelos técnicos por meio de aplicativo, que já está disponível, neste primeiro momento, na loja de aplicativos do google. O Idam ressalta que os testes sobre a ferramenta devem ocorrer, nos próximos dias, nas UnLoc’s da Zona Leste/Manaus, Manacapuru e Rio Preto da Eva.
“Após essa etapa inicial, o serviço será expandido aos nossos demais escritórios de forma gradual”, informou a assessora da Diplan, Lucelisy Borges.
i9 Brasil, com informações do Idam
Fotos: Divulgação / Idam