#Notícias

Investidor nacional aposta em IA amazônica

18 de maio de 2025

A inteligência artificial criada no coração da Amazônia começa a ganhar espaço em escala nacional

A Stec, startup manauara especializada em soluções de IA e automação, passou a integrar o portfólio da Osten Moove, venture studio.

A empresa Osten é liderada por Fabiano Nagamatsu, ex-avaliador do Shark Tank Brasil.

Ele investiu na Stec em 2024 e recentemente adotou suas tecnologias no dia a dia dos negócios.

O movimento reforça o potencial da Amazônia como polo emergente de inovação tecnológica no Brasil.

A Osten Moove, que atua nacionalmente com desenvolvimento e aceleração de startups, passou de investidora a cliente da Stec.

“Estamos passando da era da empregabilidade para a era dos serviços. O mercado exige profissionais mais especializados e soluções cada vez mais eficientes. A IA é o caminho natural para isso”, afirma Fabiano Nagamatsu.

Atendimento escalável com IA

Uma das soluções implementadas é o Merlin, o chatbot da Stec que permite a automatização de atendimentos via WhatsApp.

A ferramenta tem sido utilizada pela Osten Moove em eventos, cursos e workshops com empreendedores e investidores de todo o país.

“É humanamente impossível responder a todos de forma individual. O Merlin nos permite atender simultaneamente centenas de pessoas com agilidade e proximidade”, explica Fabiano.

Ele destaca um caso recente, durante uma palestra em Chapecó, em que o chatbot foi fundamental para continuar o diálogo com os participantes após o evento.

Além do atendimento externo, a Osten também utiliza o Collabs, plataforma desenvolvida pela STEC para comunicação interna e gestão de times.

“Os maiores desafios estão dentro das empresas. A comunicação entre os times, o foco no mesmo objetivo. O Collabs tem nos ajudado a atuar como um verdadeiro time, com direção e coesão, mesmo com ajustes e mudanças semanais”, destaca Fabiano.

O futuro é IA

Para os próximos anos, a Osten Moove deve ampliar o uso de soluções de automação, análise de dados e inteligência de mercado.

“Ter dados não é suficiente. O diferencial está em saber tratá-los e usá-los estrategicamente para tomar decisões rápidas e eficientes. A IA é central nesse processo”, diz Fabiano.

O investidor já esteve em Manaus e participou do evento Expo Amazônia, onde veio como palestrante de um dos painéis do evento.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia deixa de ser suporte para se tornar motor de crescimento.

E a Amazônia, com suas mentes criativas e soluções inovadoras, está mais do que pronta para ser parte dessa transformação.

Por Redação i9Brasil

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *