#Oportunidades

Mercado de games é o novo foco de projeto anunciado pelo Sebrae

23 de outubro de 2024

O projeto é fruto de uma pesquisa de mercado que mapeou as principais necessidades do setor de desenvolvimento de jogos em todo o Brasil.

Durante o evento do Game Fest (IGF) , realizado pelo Instituto IPDEC no dia 17 de outubro em Manaus, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou um projeto completo focado no setor de games, a ser implementado a partir de 2025. 

O projeto, que representa um upgrade do Next Sebrae no Amazonas, é fruto de uma pesquisa de mercado que mapeou as principais necessidades do setor de desenvolvimento de jogos no estado e em todo o Brasil.

“Estamos avançando com uma proposta que vai além da capacitação, oferecendo oportunidades reais de crescimento e visibilidade para os desenvolvedores de games do Amazonas. A ideia é preparar esses estúdios para competir em um cenário global”, ressaltou Denys Cruz, gestor do Next Sebrae Games no Amazonas.

Gestores de projetos de games de todas as cinco regiões do país foram ouvidos durante a pesquisa, e com isso foi possível identificar diversos desafios, como a falta de profissionais especializados, dificuldades no acesso ao financiamento, baixa formalização dos estúdios e a necessidade de capacitação em negócios. 

Além disso, destacou a desconexão entre os mercados nacional e internacional, criando uma lacuna para os estúdios brasileiros que almejam a expansão global.

Diante desse cenário, o Sebrae elaborou o Plano de Acesso a Mercado para o Setor de Games, que será aplicado nacionalmente e, consequentemente, no Amazonas, por meio do projeto Next Sebrae. O plano tem como objetivo principal a capacitação e ampliação do acesso aos mercados atuais.

A nova fase do projeto contará com duas jornadas distintas para atender diferentes níveis de maturidade dos ecossistemas de games.

A jornada Starter

Voltada para ecossistemas iniciais com menor conhecimento e articulação local. Essa jornada terá como foco o protagonismo local e o desenvolvimento de conexões para acesso a mercados em nível nacional. Serão oferecidos treinamentos em áreas como gestão financeira, captação de recursos, marketing, jurídico, vendas, negociação, e ações para auxiliar na formalização de estúdios.

A jornada PRO

Direcionada a ecossistemas mais maduros e com grande articulação regional. Essa jornada busca desenvolver conexões e acesso a mercados internacionais, com grande mobilização para internacionalização dos estúdios. O programa inclui orientação para pitch em inglês, estratégias de Go-To-Market, análise de mercado internacional, participação em feiras, eventos globais, além de rodadas de matchmaking com players nacionais e internacionais.

“Esse novo projeto é um grande passo para os empreendedores de games no Brasil. Nosso objetivo é proporcionar acesso a mercado e oportunidades de crescimento para os estúdios de todo o país, conectando o mercado local com o internacional,” destacou Eúde Amor, gestor do setorial de games pelo Sebrae Nacional.

As novidades começam a ser implementadas em 2025, e as inscrições para o novo ciclo do projeto serão abertas no início do ano. Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Next Sebrae.

Fonte: Sebrae Amazonas.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *