Nova era do e-commerce: TikTok Shop chega ao Brasil

A TikTok Shop foi oficialmente lançada no Brasil na última quinta-feira (08/05), permitindo aos usuários comprar produtos diretamente pelos vídeos e transmissões ao vivo na plataforma.
O intuito é integrar entretenimento com consumo, oferecendo um novo paradigma para o e-commerce no Brasil.
No país que é o maior mercado da Rede Social na América Latina, possuindo mais de 126 milhões de usuários ativos, a funcionalidade promete boas projeções de vendas.
Por padrão de implantação da novidade, o Tik Tok começará com grandes players do varejo nos seguimentos de moda e beleza.
Características e funcionalidades do TikTok Shop
A nova plataforma apresenta três formatos principais de venda. Por meio de vídeos in-feed, de LIVE e pela guia Vitrine.
Em seu site oficial, a empresa informa como funcionarão esses três formatos.
Vitrine é um recurso que permite que os clientes comprem diretamente da conta de um vendedor ou criador exibindo um ícone de sacola de compra na página de perfil de uma conta TikTok.
Isso permite que os clientes naveguem pelos produtos e comprem marcas ou produtos da lista de um criador.
Você pode usar a TikTok Shop e a Vitrine:
- Como uma conta TikTok afiliada, na qual sua Vitrine exibirá alguns ou todos os produtos de uma marca;
- Como uma conta TikTok oficial, na qual a Vitrine exibirá todos os seus produtos; e
- Como uma conta TikTok de marketing, na qual sua Vitrine exibirá alguns ou todos os produtos de uma marca.
Estima-se que a TikTok Shop pode movimentar até R$ 39 bilhões até 2028.
Criadores monetizam ao promover produtos, recebendo comissões que vão de 1% a valores definidos pelas marcas.
O TikTok oferecerá uma plataforma de aprendizado para auxiliar novos vendedores a utilizarem a funcionalidade.
Impactos e desafios do novo modelo
A chegada da TikTok Shop representa um concorrente para grandes varejistas como Mercado Livre e Magazine Luiza.
A combinação de entretenimento com e-commerce pode mudar a dinâmica do mercado, impulsionando vendas locais e exigindo ações rápidas dos varejistas para não ficarem para trás.
Com a proposta de “compra por descoberta”, usuários adquirem produtos ao consumir conteúdo, potencializando compras por impulso.
Ainda não se sabe os reais impactos nos grandes varejistas e nos consumidores, mas mudanças nos padrões de consumo são inevitáveis.
Por Redação i9Brasil
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