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Participação das mulheres no segmento de franquias chega a 57%

8 de setembro de 2024

As mulheres já são seis em cada dez pessoas que atuam nas franquias espalhadas pelo país. É o que mostra o estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A participação delas no mercado é de 57% – o que representa um aumento de 11 pontos percentuais em comparação com 2015. As mulheres também passaram a ser maioria nos postos de trabalho nas operações franqueadas, subindo de 48% para 51% no período analisado.

“O crescimento da participação das mulheres em franquias reflete a importância da liderança feminina no cenário do empreendedorismo no Brasil. Apesar dessa expansão, é importante salientar que as mulheres ainda enfrentam desafios adicionais na hora de empreender. Trata-se de obstáculos como sobrecarga de trabalho doméstico e preconceitos no mercado de trabalho, sobretudo nos setores ligados à tecnologia e à inovação, declarou Geórgia Nunes, gerente de empreendedorismo feminino do Sebrae.

Para muitas empreendedoras, a franquia é a porta para o acesso ao empreendedorismo, ou seja, da conquista do próprio negócio. As franquias já chegam como um modelo que traz estrutura e organização para quem ainda não empreendeu, disse Karen Sitta, analista de Competitividade do Sebrae

Karen Sitta apontou a maior escolaridade das mulheres como um dos fatores que estão levando mais empreendedoras para este segmento. “Existe um movimento de crescimento de mulheres com ensino superior no empreendedorismo, o que pode indicar maior preparo formal para gerenciar seu próprio negócio ou, ainda, uma escolha devido às barreiras que elas conhecidamente enfrentam no mercado de trabalho”, complementou.

Como investir

A analista de competitividade do Sebrae elencou três dicas para as mulheres que estão pensando em investir em franquias:

1- Autoanálise
Avalie o que gosta de fazer, capacidade financeira disponível, segmento de preferência. Conheça também os formatos de franquias existentes e a disponibilidade de mercado na sua região.

2- Saúde financeira da franquia
Verifique se o modelo de negócio foi testado, se ele apresenta uma tendência de mercado, modismo ou já está consolidado. Se a franqueadora disponibiliza suporte e treinamento e se garante a seus franqueados a viabilidade do seu plano de negócios.

3- Troca de experiências
Conheça e converse com outros franqueados. Forme sua opinião! Tire dúvidas! Conheça outras franquias e compare pelo menos três marcas. Não faça nada sozinha. Procure ajuda de especialistas e busque orientação, inclusive dos consultores do Sebrae.

Fonte: Sebrae

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