#É destaque

Programa de Pós-Graduação do Amazonas forma seu centésimo doutor

19 de fevereiro de 2025

O PPGI/Ufam já possui mais de 400 mestres formados pelo Programa e agora alcança essa conquista.

O Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM (PPGI/UFAM), com 24 anos de existência é referência nacional e internacional em excelência, com nota 6 em escala de até 7.

O PPGI/UFAM é referendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC que é responsável pela autorização e avaliação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Chegou à marca histórica de pós-graduados pelo Programa pertencente a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na última segunda-feira (17.02).

Captura de tela. Fonte: Divulgação

 Com o tema “Estrutura unificada de série temporal para inteligência artificial explicável – Unified Time Series Framework for Explainable Artificial Intelligence”, o aluno Hendrio Bragança defendeu sua Tese, por meio de apresentação on-line, tornando-se o 100º doutor do PPGI/Ufam. 

Para o Coordenador em exercício do PPGI/Ufam, José Francisco de Magalhães Netto o dia é de festa para o Programa, fundado em 2001.

“É um dia de festa para o PPGI/Ufam. Alcançamos hoje a marca de 100 teses de doutorado defendidas. Quando o programa foi fundado a meta era formar mestres e doutores de alto nível. Hoje eles estão espalhados pelo Brasil e pelo exterior trabalhando nas Indústrias de Softwares, atuando como pesquisadores em várias instituições, sendo professores em Universidades e Institutos e também criando empresas”, explicou o Coordenador.

O professor orientador da tese de Hendrio, Eduardo James Pereira Souto, destacou que o trabalho defendido representa um avanço significativo na área de Inteligência Artificial Explicável (XAI) e ainda falou sobre a honra de participar da formação do 100° formado pelo PPGI/Ufam.

Captura de tela. Fonte: Divulgação

“A formação do centésimo doutor simboliza não apenas o crescimento e a consolidação do nosso programa de pós-graduação, mas também o impacto que a pesquisa desenvolvida aqui tem na ciência e na sociedade. Cada defesa de tese representa anos de dedicação, desafios superados e contribuições científicas valiosas. Vale destacar que boa parte dos professores do PPGI são do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam, que tem compromisso com a excelência acadêmica e está de portas abertas para estudantes de todo Brasil que queiram seguir a vida acadêmica e científica”, destacou Magalhães Neto.

Ele ressaltou a diversidade de alunos que passam pelo programa, muitos vindos de outros estados do Brasil, como é o caso do 100º doutor, Hendrio Bragança.

Após a defesa da Tese, Hendrio Luis de Souza Bragança, agora o 100° doutor formado pelo PPGI/Ufam, falou sobre o orgulho de se tornar doutor.

Captura de tela feita durante a apresentação. Fonte: Divulgação

“É um grande privilégio, porque eu estou a quase 10 anos no Icomp com projetos depois da minha graduação, acompanhei muitos dos formados de doutorados e de mestrados e agora eu acabo sendo o 100° doutor deste programa. Fico muito feliz de ter contribuído com o programa e em todo esse processo. O meu estudo pode ajudar a avançar um pouco em deixar modelos mais transparentes, mais confiáveis, de modo que possam ser utilizados em áreas que são críticas na sociedade, como saúde e a área criminal”, comentou o mais novo doutor.

Hendrio foi aprovado por unanimidade pela banca formada pelos professores Dr. Rodrigo de Melo Souza Veras – UFPI, Dra. Andrea Gomes Campos – UFOP, Dra. Natalia Castro Fernandes – UFF e Juan Gabriel Colonna – PPGI/UFAM.

Redação i9Brasil

Leia Também:

  • Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

    Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

    A utilização da inteligência artificial na elaboração de materiais didáticos, como pretende fazer o governo do estado de São Paulo, demanda cuidados e não pode deslocar os professores do papel central na educação. A avaliação é de Ana Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação…

  • Ocean promove primeiro evento sobre inovação tecnológica na área da saúde

    Ocean promove primeiro evento sobre inovação tecnológica na área da saúde

    O Samsung Ocean promoverá, na próxima quarta-feira (16), das 14h às 21h, o primeiro evento sobre inovação tecnológica na área da saúde. Para participar do Ocean Digital Health acesse o link. O evento contará com palestrantes de Manaus, São Paulo e Brasília falando sobre as tecnologias emergentes para inovação em saúde. O público-alvo são pessoas…

  • CNC Innovation Day acontece nesta terça-feira em Manaus

    CNC Innovation Day acontece nesta terça-feira em Manaus

    Será nesta terça-feira, dia 25 de julho, em Manaus, o CNC Innovation Day. O evento, promovido pela Fecomércio/AM, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tem como objetivo explorar os principais temas e cenários relacionados à inovação no varejo, além de promover parcerias com o ecossistema local de…

  • Abstartups anuncia Cláudia Schulz como nova CEO Executiva

    Abstartups anuncia Cláudia Schulz como nova CEO Executiva

    A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) anunciou nesta quinta-feira (16/4) que o cargo de CEO será ocupado por Cláudia Schulz, executiva que possui uma importante carreira na Abstartups, onde já atuou como Gerente de Projetos, Diretora de comunidades e Diretora de Operações. Com vasta experiência em cultura e inovação, a executiva passa a assumir o…

  • Ufam e Motorola oferecem curso gratuito em tecnologias Android

    Ufam e Motorola oferecem curso gratuito em tecnologias Android

    IComp/Ufam abre inscrições para curso gratuito em tecnologias Android para sistemas embarcados em parceria com Motorola O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) está com inscrições abertas para o DevTITANS – Capacitação e Desenvolvimento em Tecnologias Android para Sistemas Embarcados, projeto de formação gratuita voltado a estudantes e profissionais da área de…

  • Mamirauá registra mais de 6k onças-pintadas na Amazônia

    Mamirauá registra mais de 6k onças-pintadas na Amazônia

    Um estudo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o WWF-Brasil e outras 20 instituições parceiras, realizou uma espécie de “censo” das onças-pintadas no bioma Amazônia. A pesquisa foi desenvolvida em 22 áreas protegidas do Brasil, Equador, Colômbia e Peru, com…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *