#Notícias

RNP oferece um novo Centro Nacional de Dados em Brasília

16 de janeiro de 2025

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), passa a oferecer mais um Centro Nacional de Dados (CND) para as instituições de ensino e pesquisa do Sistema RNP. Formalizado por meio de um acordo de cooperação técnica, a infraestrutura do novo CND está localizada no data center Tier 3 da Elea Data Centers, em Brasília, que lidera a troca de tráfego da região e opera com 100% de energia renovável. 

A iniciativa, fruto de uma parceria com Elea, uma plataforma de data centers sustentáveis com a maior capilaridade do Brasil, deve ampliar o serviço de colocation para a comunidade acadêmica do Sistema RNP, oferecendo uma infraestrutura confiável, segura e de alta disponibilidade para hospedagem de equipamentos e armazenamento de dados.

O novo equipamento também permitirá novas ofertas e modelos de negócios, como nuvem híbrida comunitária, Inteligência Artificial, Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla em inglês), entre outros.

“Esses são alguns exemplos de serviços e tecnologias que podem ser disponibilizados às instituições do Sistema RNP como uma base sólida para transformação digital e o avanço científico no país”, destacou o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes.

O primeiro CND foi inaugurado em 2024, em São Paulo, no mesmo modelo. A expectativa é a de que o centro em Brasília entre em operação no primeiro semestre deste ano. A RNP planeja inaugurar um novo centro em Fortaleza, no Ceará, com previsão para entrar em operação no segundo semestre de 2025. 

“Isso facilita o acesso a recursos avançados de TI, promove a colaboração científica e tecnológica e apoia o desenvolvimento de pesquisas que demandam processamento e armazenamento de grandes volumes de dados”, enfatizou Antônio Carlos F. Nunes.

Assim como a RNP, a Elea também se preocupa com a sustentabilidade, com foco nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. 

“A parceria contribui para a sustentabilidade energética, pois o data center em Brasília opera com 100% de energia renovável, além disso a empresa é reconhecida por suas ações efetivas relacionadas à sustentabilidade energética alinhando-se às práticas de responsabilidade ambiental e eficiência nessa temática”, ressaltou Antônio Carlos F. Nunes. 

i9 Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foto: RNP / Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *