Robotec Maker 4.0 qualifica profissionais para indústria

A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) ocorre em parceria com a TecToy
A iniciativa que integra o Programa de Capacitação Profissional em Robótica, e que segue até 2025, com o objetivo de qualificar 570 profissionais para o setor industrial, a Robotec Maker 4.0, teve seu ciclo 2 finalizado, certificando 69 alunos na ultima terça-feira (17). O curso atende estudantes a partir dos 14 anos de idade.
O evento contou com a presença de representantes do Senai, Tectoy, educadores, familiares e dos próprios formandos, que celebraram o fechamento dessa etapa. Silvio Raposo, consultor de negócios do Senai Amazonas e responsável pelo projeto, destacou a importância da parceria e o impacto do curso na vida dos alunos.
“Esse projeto visa capacitar jovens e profissionais para o mercado, trazendo conhecimento em automação e robótica, com resultados já muito promissores. Seguimos agora até 2025 com mais ciclos e novos cursos voltados à indústria”, afimou.
Falando em nome do setor de Recursos Humanos da Tectoy, Giovanna Alvarenga ressaltou a importância da educação contínua.
“O aprendizado ninguém tira da gente. Que esta formação seja apenas uma semente plantada para o futuro de cada um de vocês. A dedicação de cada aluno mostra que todo o investimento está valendo a pena”.
A pedagoga Maria do Carmo, da Escola SENAI Antônio Simões, elogiou a perseverança dos alunos e o esforço dos pais.
“O mercado de trabalho espera por vocês. A credibilidade do certificado SENAI abre portas, e essa é apenas a primeira conquista de muitas que virão”.
Entre os alunos, Rosângela Oliveira Pereira, de 29 anos, inspetora de qualidade na Tectoy, compartilhou como o projeto tem impulsionado sua trajetória profissional.
“Comecei como operadora de produção e, com as oportunidades oferecidas pela empresa, consegui evoluir. Esse curso é uma chance única e gratuita, algo raro no mercado. Hoje, me sinto preparada para novos desafios.”
O Robotec Maker 4.0 já formou 137 alunos nos dois primeiros ciclos e reafirma o compromisso do SENAI e da Tectoy em fomentar a capacitação tecnológica e abrir novas oportunidades para jovens e trabalhadores da região.

Para o i9Brasil, com informações da Assessoria de Comunicação Social Fieam.