Semana do MEI acontece de 20 a 24 de maio em todo o país

Começa na segunda-feira (20) a Semana do Microempreendedor Individual, MEI, em mais de 2 mil municípios de todo o país. A programação do evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segue até o dia 24 de maio. Estão previstas palestras, oficinas, cursos, workshops e bate-papos, além de talk shows online com nomes como Gil do Vigor e Nath Finanças. Confira a programação completa aqui!
O presidente do Sebrae, Décio Lima, fará o lançamento nacional da Semana do MEI em Florianópolis (SC). A programação é voltada para microempreendedores individuais que já formalizaram seus negócios e precisam de orientação e para aqueles que desejam abrir uma empresa ou ainda expandir o seu negócio. Todas as atividades serão gratuitas.
Proposta
Conforme o Sebrae, a Semana do MEI tem como proposta mobilizar todos os interessados para que obtenham orientações sobre gestão e acesso a crédito, com meta de quase um milhão de atendimentos em todo o território nacional.
“O microempreendedor Individual é a cara do Brasil que avança. Há 15 anos, o Brasil testemunhava a implementação desta Lei sancionada pelo presidente Lula. Desejo que nós possamos ter políticas mais amplas do ponto de vista de serem protetivas por parte do Estado para garantir a longevidade desta importante tarefa econômica que distribui e gera renda os empreendedores de todo país”, comenta.
Chega junto com o Sebrae
Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, a 15ª Semana do MEI promoverá cinco dias de atividades on-line e presenciais em 2.413 municípios de 25 estados. Serão debatidos temas como ideias de negócios, formalização, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas.

“A Semana do MEI tem como objetivo disseminar informação e conhecimento. É um evento para quem já é MEI e também para quem quer empreender ou deseja se formalizar. ”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
Dados sobre MEI no Brasil
Atualmente, existem cerca de 15 milhões de MEI (ativos e inativos) no País.
De acordo com levantamento do Sebrae, 55% dos MEI são homens. No que se refere a faixa etária, 14% têm até 29 anos; 60% entre 30 e 49 anos; e 26%, 50 anos ou mais. Quanto a cor, 54 % são pretos ou pardos, 43% são brancos e 3% outros.
Entre as vantagens de ser MEI estão ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), possibilidade de vender ou prestar serviços para o governo e de acessar produtos e serviços bancários, além de direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.
i9Brasil Portal de Notícias com informações do Sebrae