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Tecnologia otimiza funcionamento de restaurantes no dia das mães 

12 de maio de 2025

No dia das mães, diferentes setores da economia brasileira registram alta movimentação. A data, além de celebrar a valorização e a importância da figura materna, impulsiona a geração de lucro, renda e empregos. De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre novembro de 2023 e 2024, mais de  148 mil novos estabelecimentos foram abertos no país.

Com o aumento da demanda, situações como lotação, filas e atrasos no atendimento tornam-se comuns, especialmente em negócios que ainda não possuem o apoio de tecnologias eficientes. Para que o fluxo de trabalho ocorra com maior rapidez e qualidade tanto em dias comuns quanto em datas comemorativas, soluções como o PDV (Ponto de Venda) e o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) se unem para otimizar processos operacionais.

O PDV, também conhecido como sistema para loja ou sistema para restaurantes, é uma ferramenta tecnológica que moderniza as operações comerciais de um estabelecimento. Muitos empreendedores têm apostado na tecnologia, principalmente em decorrência de datas comemorativas, pois o sistema consegue registrar produtos, processar vendas e pagamentos com o apoio de diversos equipamentos de maneira mais rápida e integrada.

Para o diretor de Marketing de Produtos da Omie, José Vendemiatti, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, a integração do sistema de otimização e gerenciamento de diferentes áreas da empresa (ERP) com o PDV é fundamental para garantir agilidade no atendimento e eficiência. 

“Com essas soluções, todas as vendas realizadas no salão são automaticamente registradas no sistema de gestão, atualizando em tempo real o estoque, o financeiro e as contas a receber. Esse fluxo automatizado elimina etapas manuais, reduz erros e permite uma visão unificada do negócio, o que é ainda mais importante em momentos de alto movimento”, ressalta José.

Entenda a integração dos sistemas ERP e PDV

A integração da plataforma de apoio ERV ao PDV permite a simplificação na operação por meio de funcionalidades que fazem o monitoramento real do estoque. A tecnologia reduz custos e evita desperdícios, mantendo o controle da reposição dos itens necessários com o acompanhamento dos produtos cadastrados.

A tecnologia permite o cadastro dos itens diretamente no aplicativo do PDV, incluindo foto, descrição, preço e outras informações importantes para a venda. A inteligência artificial também ajuda nesse processo, interpretando a foto de cardápios para inserção dos produtos automaticamente. Além disso, com a função de modificadores, o cliente consegue personalizar o pedido conforme sua preferência.

Já as plataformas de PDV permitem o controle eficiente de mesas e comandas,facilitando a gestão dos pedidos desde a solicitação até o pagamento. A inserção e alteração rápidas reduz erros e  agilizam o processo de atendimento. Segundo o diretor de Marketing de Produtos da Omie, o sistema é um diferencial importante:

“Isso assegura que cada cliente tenha uma experiência personalizada e otimiza, ainda, o fluxo de trabalho entre o salão e a cozinha com a impressão direta de pedidos em cada praça do restaurante. Essa funcionalidade acelera o processo de pagamento e eleva a eficiência operacional”, explica José Vendemiatti.

As ferramentas de apoio ao PDV podem ser usadas em smartphones, tablets e até em maquininhas de pagamento Android Smart POS, algo que traz o benefício de receber pagamentos de diversas formas, como cartões de crédito, débito, dinheiro e Pix. 

José explica que a tecnologia também gera relatórios detalhados sobre vendas, desempenho de produtos e comportamento dos clientes. Dados que são vitais para a tomada de decisões estratégicas nas vendas e ações de marketing, aumentando as oportunidades, oferta de produtos e a satisfação dos clientes.

A sincronização também pode ser feita com plataformas de delivery, como o iFood, algo que facilita o processamento e a organização do delivery, além de melhorar a precisão das informações. A tecnologia permite o gerenciamento dos pedidos, encaminhando para a cozinha o que precisa ser preparado, atualizando o status e gerando o cupom fiscal para acompanhar as entregas. 

Conheça a Omie

A Omie foi fundada em 2013 pelos empreendedores Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, com o objetivo de contribuir para o crescimento de todos os tipos de negócios, através de um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. O sistema de gestão é baseado em quatro pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital e serviços financeiros; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. 

No Brasil, a Omie é líder do segmento, possuindo mais de 22 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 170 mil clientes, e aproximadamente 1.600 colaboradores e mais de 130 unidades de franquias. O aplicativo Omie.PDV Restaurante está disponível gratuitamente para dispositivos Android na Google Play Store. 

“É ideal para comerciantes que desejam abandonar o papel e integrar o atendimento ao cliente com a gestão completa da empresa, oferecendo funções essenciais, especialmente para restaurantes, lanchonetes e bares, unindo a eficiência operacional com a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos para fidelizar e impulsionar o negócio”, finaliza o diretor de Marketing de Produtos da Omie, José Vendemiatti.

Vitória Serrão

Tecnologia otimiza funcionamento de restaurantes no dia das mães 

No dia das mães, diferentes setores da economia brasileira registraram alta movimentação. A data, além de celebrar a valorização e a importância da figura materna, impulsiona a geração de lucro, renda e empregos. De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre novembro de 2023 e 2024, mais de  148 mil novos estabelecimentos foram abertos no país.

Com o aumento da demanda, situações como lotação, filas e atrasos no atendimento tornam-se comuns, especialmente em negócios que ainda não possuem o apoio de tecnologias eficientes. Para que o fluxo de trabalho ocorra com maior rapidez e qualidade tanto em dias comuns quanto em datas comemorativas, soluções como o PDV (Ponto de Venda) e o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) se unem para otimizar processos operacionais.

O PDV, também conhecido como sistema para loja ou sistema para restaurantes, é uma ferramenta tecnológica que moderniza as operações comerciais de um estabelecimento. Muitos empreendedores têm apostado na tecnologia, principalmente em decorrência de datas comemorativas, pois o sistema consegue registrar produtos, processar vendas e pagamentos com o apoio de diversos equipamentos de maneira mais rápida e integrada.

Para o diretor de Marketing de Produtos da Omie, José Vendemiatti, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, a integração do sistema de otimização e gerenciamento de diferentes áreas da empresa (ERP) com o PDV é fundamental para garantir agilidade no atendimento e eficiência. 

“Com essas soluções, todas as vendas realizadas no salão são automaticamente registradas no sistema de gestão, atualizando em tempo real o estoque, o financeiro e as contas a receber. Esse fluxo automatizado elimina etapas manuais, reduz erros e permite uma visão unificada do negócio, o que é ainda mais importante em momentos de alto movimento”, ressalta José.

Entenda a integração dos sistemas ERP e PDV

A integração da plataforma de apoio ERV ao PDV permite a simplificação na operação por meio de funcionalidades que fazem o monitoramento real do estoque. A tecnologia reduz custos e evita desperdícios, mantendo o controle da reposição dos itens necessários com o acompanhamento dos produtos cadastrados.

A tecnologia permite o cadastro dos itens diretamente no aplicativo do PDV, incluindo foto, descrição, preço e outras informações importantes para a venda. A inteligência artificial também ajuda nesse processo, interpretando a foto de cardápios para inserção dos produtos automaticamente. Além disso, com a função de modificadores, o cliente consegue personalizar o pedido conforme sua preferência.

Já as plataformas de PDV permitem o controle eficiente de mesas e comandas,facilitando a gestão dos pedidos desde a solicitação até o pagamento. A inserção e alteração rápidas reduz erros e  agilizam o processo de atendimento. Segundo o diretor de Marketing de Produtos da Omie, o sistema é um diferencial importante:

“Isso assegura que cada cliente tenha uma experiência personalizada e otimiza, ainda, o fluxo de trabalho entre o salão e a cozinha com a impressão direta de pedidos em cada praça do restaurante. Essa funcionalidade acelera o processo de pagamento e eleva a eficiência operacional”, explica José Vendemiatti.

As ferramentas de apoio ao PDV podem ser usadas em smartphones, tablets e até em maquininhas de pagamento Android Smart POS, algo que traz o benefício de receber pagamentos de diversas formas, como cartões de crédito, débito, dinheiro e Pix. 

José explica que a tecnologia também gera relatórios detalhados sobre vendas, desempenho de produtos e comportamento dos clientes. Dados que são vitais para a tomada de decisões estratégicas nas vendas e ações de marketing, aumentando as oportunidades, oferta de produtos e a satisfação dos clientes.

A sincronização também pode ser feita com plataformas de delivery, como o iFood, algo que facilita o processamento e a organização do delivery, além de melhorar a precisão das informações. A tecnologia permite o gerenciamento dos pedidos, encaminhando para a cozinha o que precisa ser preparado, atualizando o status e gerando o cupom fiscal para acompanhar as entregas. 

Conheça a Omie

A Omie foi fundada em 2013 pelos empreendedores Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, com o objetivo de contribuir para o crescimento de todos os tipos de negócios, através de um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. O sistema de gestão é baseado em quatro pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital e serviços financeiros; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. 

No Brasil, a Omie é líder do segmento, possuindo mais de 22 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 170 mil clientes, e aproximadamente 1.600 colaboradores e mais de 130 unidades de franquias. O aplicativo Omie.PDV Restaurante está disponível gratuitamente para dispositivos Android na Google Play Store. 

“É ideal para comerciantes que desejam abandonar o papel e integrar o atendimento ao cliente com a gestão completa da empresa, oferecendo funções essenciais, especialmente para restaurantes, lanchonetes e bares, unindo a eficiência operacional com a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos para fidelizar e impulsionar o negócio”, finaliza o diretor de Marketing de Produtos da Omie, José Vendemiatti.

Por Vitória Serrão

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