#Oportunidades

Tecnologia otimiza funcionamento de restaurantes no dia das mães 

12 de maio de 2025

No dia das mães, diferentes setores da economia brasileira registram alta movimentação. A data, além de celebrar a valorização e a importância da figura materna, impulsiona a geração de lucro, renda e empregos. De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre novembro de 2023 e 2024, mais de  148 mil novos estabelecimentos foram abertos no país.

Com o aumento da demanda, situações como lotação, filas e atrasos no atendimento tornam-se comuns, especialmente em negócios que ainda não possuem o apoio de tecnologias eficientes. Para que o fluxo de trabalho ocorra com maior rapidez e qualidade tanto em dias comuns quanto em datas comemorativas, soluções como o PDV (Ponto de Venda) e o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) se unem para otimizar processos operacionais.

O PDV, também conhecido como sistema para loja ou sistema para restaurantes, é uma ferramenta tecnológica que moderniza as operações comerciais de um estabelecimento. Muitos empreendedores têm apostado na tecnologia, principalmente em decorrência de datas comemorativas, pois o sistema consegue registrar produtos, processar vendas e pagamentos com o apoio de diversos equipamentos de maneira mais rápida e integrada.

Para o diretor de Marketing de Produtos da Omie, José Vendemiatti, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, a integração do sistema de otimização e gerenciamento de diferentes áreas da empresa (ERP) com o PDV é fundamental para garantir agilidade no atendimento e eficiência. 

“Com essas soluções, todas as vendas realizadas no salão são automaticamente registradas no sistema de gestão, atualizando em tempo real o estoque, o financeiro e as contas a receber. Esse fluxo automatizado elimina etapas manuais, reduz erros e permite uma visão unificada do negócio, o que é ainda mais importante em momentos de alto movimento”, ressalta José.

Entenda a integração dos sistemas ERP e PDV

A integração da plataforma de apoio ERV ao PDV permite a simplificação na operação por meio de funcionalidades que fazem o monitoramento real do estoque. A tecnologia reduz custos e evita desperdícios, mantendo o controle da reposição dos itens necessários com o acompanhamento dos produtos cadastrados.

A tecnologia permite o cadastro dos itens diretamente no aplicativo do PDV, incluindo foto, descrição, preço e outras informações importantes para a venda. A inteligência artificial também ajuda nesse processo, interpretando a foto de cardápios para inserção dos produtos automaticamente. Além disso, com a função de modificadores, o cliente consegue personalizar o pedido conforme sua preferência.

Já as plataformas de PDV permitem o controle eficiente de mesas e comandas,facilitando a gestão dos pedidos desde a solicitação até o pagamento. A inserção e alteração rápidas reduz erros e  agilizam o processo de atendimento. Segundo o diretor de Marketing de Produtos da Omie, o sistema é um diferencial importante:

“Isso assegura que cada cliente tenha uma experiência personalizada e otimiza, ainda, o fluxo de trabalho entre o salão e a cozinha com a impressão direta de pedidos em cada praça do restaurante. Essa funcionalidade acelera o processo de pagamento e eleva a eficiência operacional”, explica José Vendemiatti.

As ferramentas de apoio ao PDV podem ser usadas em smartphones, tablets e até em maquininhas de pagamento Android Smart POS, algo que traz o benefício de receber pagamentos de diversas formas, como cartões de crédito, débito, dinheiro e Pix. 

José explica que a tecnologia também gera relatórios detalhados sobre vendas, desempenho de produtos e comportamento dos clientes. Dados que são vitais para a tomada de decisões estratégicas nas vendas e ações de marketing, aumentando as oportunidades, oferta de produtos e a satisfação dos clientes.

A sincronização também pode ser feita com plataformas de delivery, como o iFood, algo que facilita o processamento e a organização do delivery, além de melhorar a precisão das informações. A tecnologia permite o gerenciamento dos pedidos, encaminhando para a cozinha o que precisa ser preparado, atualizando o status e gerando o cupom fiscal para acompanhar as entregas. 

Conheça a Omie

A Omie foi fundada em 2013 pelos empreendedores Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, com o objetivo de contribuir para o crescimento de todos os tipos de negócios, através de um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. O sistema de gestão é baseado em quatro pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital e serviços financeiros; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. 

No Brasil, a Omie é líder do segmento, possuindo mais de 22 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 170 mil clientes, e aproximadamente 1.600 colaboradores e mais de 130 unidades de franquias. O aplicativo Omie.PDV Restaurante está disponível gratuitamente para dispositivos Android na Google Play Store. 

“É ideal para comerciantes que desejam abandonar o papel e integrar o atendimento ao cliente com a gestão completa da empresa, oferecendo funções essenciais, especialmente para restaurantes, lanchonetes e bares, unindo a eficiência operacional com a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos para fidelizar e impulsionar o negócio”, finaliza o diretor de Marketing de Produtos da Omie, José Vendemiatti.

Vitória Serrão

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *