Tools for the Commons e ForestiFi se unem em parceria inédita para ativar as cadeias produtivas da Amazônia

Uma parceria estratégica vem para transformar completamente a Amazônia e transformá-la em um case internacional de inovação e sustentabilidade
Tools for the Commons e ForestiFi anunciam collab para criar um modelo compreensivo de integração de cadeias produtivas de ponta a ponta. A parceria, que se estende desde o nível corporativo-governamental, engloba também a utilização de tecnologias de ponta no que se refere à tokenização e a infraestruturas descentralizadas.
A Amazônia é historicamente vista pelas lentes da preservação, mas sua capacidade ainda inexplorada como potencial motor de regeneração econômica e ecológica tem sido há muito tempo negligenciada. Dessa forma, a parceria vem para preencher a lacuna existente entre produção regional e capital global, e fomentar uma verdadeira estrutura econômica regenerativa sem fronteiras.
“Essa parceria representa mais do que apenas uma colaboração pontual, mas sim a criação de um ecossistema que transforma realidades e que integra produtores locais aos mercados globais, mantendo o equilíbrio ecológico e os insumos necessários para o desenvolvimento”, disse Hugo Mathecowitsch, fundador da Tools for the Commons.

Cadeias Produtivas + Tecnologia Blockchain
A expertise da ForestiFi em tokenização de ativos dentro de cadeias produtivas da Amazônia, como produtos florestais sustentáveis, commodities agrícolas e bens derivados da biodiversidade, estabelece os pilares para uma era de fluxos financeiros transparentes e rastreáveis, proporcionando tanto segurança aos investidores e quanto garantindo uma compensação justa às comunidades locais.
Ao fundir-se com a infraestrutura descentralizada da TftC, a parceria vem para criar conexões sem interrupções e o mínimo de fricção entre produtores locais e mercados de capitais internacionais, mitigando ineficiências históricas ao mesmo tempo em que equipa os produtores com as ferramentas para competir de forma justa em um cenário global.
“A tecnologia que ForestiFi utiliza para tokenizar ativos naturais abre novos caminhos para a rica biodiversidade da Amazônia mergir-se à economia global de maneira ética, sustentável e, ainda assim, escalável”, disse Macaulay Abreu, co-fundador da ForestiFi.

Impacto Global e Regional Duradouro
O ponto central dessa parceria se encontra na visão compartilhada de empoderar comunidades e a economia local da Amazônia, promovendo iniciativas lideradas por quem está lá na prática.
A parceria também se respalda no apoio a cooperativas e pequenas e médias empresas dentro de cadeias produtivas, assegurando que elas tenham acesso aos recursos financeiros e técnicos com facilidade para escalar de forma eficiente.
“Em um nível maior, isso pavimenta o caminho para a canalização de capital global fluindo diretamente para projetos que tem o know-how Amazônico, criando robustos pipelines de investimento que beneficiam a economia da região e, ao mesmo tempo, estão alinhados com os padrões ESG internacionais”, afirma Glauco Aguiar, co-fundador da ForestiFi.

Convergência entre Propósito e Impacto
Não só o impacto econômico, a iniciativa também visa redesenhar o conceito de regeneração, colocando desenvolvimento comunitário, preservação ambiental e crescimento econômico em um plano equilibrado, por meio de sistemas descentralizados e ativos tokenizados.
Garantindo que players com presença com track record na região permaneçam como peças centrais na tomada de decisões e na utilização dos recursos.
Um Futuro Sustentável Lastreada em Confiança
Por fim, a parceria entre TftC e ForestiFi representa um novo paradigma de transparência e confiança em relação aos investimentos. Ao integrar mecanismos seguros e verificáveis à cadeia produtiva, que opera em conjunto com os fluxos monetários, a alocação de capital e a gestão de recursos, é proporcionado um novo nível de confiança entre investidores, formuladores de políticas e players locais.
“Ao integrar a cadeia de valor da Amazônia aos fluxos financeiros globais, estamos indo bem além da mera preservação de seus recursos e transformando-a em um forte motor de desenvolvimento sustentável”, afirmou Hugo Mathecowitsch.
Sobre Tools for the Commons (TftC)
TftC é um orquestrador de zonas econômicas digitais e infraestruturas públicas digitais, reunindo o melhor de finanças digitais, blended e descentralizadas, wrappers legais soberanos especiais e DePIN (redes descentralizadas de infraestrutura física).
Sobre ForestiFi
A ForestiFi é especializada na tokenização de ativos naturais dentro de cadeias produtivas, garantindo o desenvolvimento sustentável ao conectar economias regionais com oportunidades de investimento globais. Sua missão é criar ecossistemas financeiros que valorizam tanto as comunidades locais quanto a integridade ecológica.
Para o i9Brasil, com informações do ForestiFi
Leia também:
- CBA e grupo holandês tratam de soluções climáticas inovadoras
- Amapá apresenta detalhes do Inova Amazônia Summit
- Prefeitura de Manaus recebe recurso federal de R$ 10 milhões para fortalecer ecossistema de inovação no centro histórico da cidade
- Corecon-AM/RR leva debate sobre Reforma Tributária às faculdades de Economia
- AM, AP e TO receberão parques tecnológicos