#É destaque #Notícias

UEA terá o primeiro laboratório de tecnologias quânticas no Norte

13 de janeiro de 2025

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA) investe em uma tecnologia emergente em âmbito global e implementa, pela primeira vez na região Norte, um laboratório para estudo e criação de tecnologias quânticas.

O Laboratório de Tecnologias e Inovações Quânticas (Latiq) deve trazer elementos inéditos para a tecnologia no Amazonas. Um dos elementos é a computação quântica que tem a capacidade de desenvolver cálculos com maior velocidade e decifrar códigos, sendo eficaz na resolução de problemas complexos, diferente dos computadores tradicionais.

“A implementação da computação quântica na UEA desempenha um marco evolucional no nível tecnológico dos nossos laboratórios. É uma ferramenta crucial pra diversas áreas do conhecimento, agora temos a responsabilidade de auxiliar na resolução de problemas complexos que envolvem todo o ecossistema e o futuro do planeta”, enfatizou o reitor.

“A computação quântica é a evolução da tecnologia que faz parte do dia a dia de todos nós. Com o apoio do reitor André Zogahib, estamos nas tratativas para criar a estrutura necessária para a formação de estudantes na área de computação quântica, colaborando com as inovações que as empresas da Zona Franca de Manaus necessitam”, afirma o diretor.

“É possível utilizar a computação quântica em prol do desenvolvimento sustentável da nossa floresta, sem causar qualquer tipo de problema. Nós podemos aprimorar sistemas que localizam focos de incêndio e verificam a questão da temperatura e da estiagem. Também é possível utilizar a computação quântica para melhorar a produção de produtos da floresta como o açaí, por exemplo. As perspectivas são muito boas”, explica.

i9 Brasil com informações da UEA.

Foto: Freepik

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *