Workshop marca encerramento do Projeto Professor +Empreendedor com representantes da Amazônia Ocidental e Amapá

Mesa de abertura do Workshop de Encerramento do Projeto Professor +Empreendedor (Foto: Edney Manauara)
Amanda Mota – Especial para o i9Brasil Portal de Notícias
MANAUS – Um Workshop realizado no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – campus Distrito Industrial, em Manaus – marcou o encerramento do Projeto Professor +Empreendedor na sexta-feira (7/6). Durante seis meses, professores da rede municipal, estadual, federal e privada do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá participaram desta primeira edição do projeto, que incluiu dois encontros semanais para uma capacitação que teve como foco a preparação dos educadores para a promoção da cultura empreendedora entre os jovens nas salas de aula dos estados contemplados.

Também esteve no evento o diretor do Polo de Inovação do Ifam, Josimar Soares (Foto: Edney Manauara)
Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, a coordenadora do projeto, Érika Gomes (foto), explicou que a iniciativa alcançou a participação de dezenas de professores na região de abrangência prevista, que foi a Amazônia Ocidental e Amapá.

Professora Erika Gomes (Foto: Amanda Mota)
“O principal objetivo deste projeto foi capacitar professores para que eles possam replicar as diversas metodologias aprendidas em suas salas de aula, estimulando seus alunos para que possam ter um olhar diferenciado para o empreendedorismo e, também, contribuindo para tornar os espaços das escolas em lugares mais empreendedores e inovadores”, destacou a coordenadora.
Segundo a coordenadora Erika, também como parte da programação de encerramento, alguns dos participantes tiveram as despesas custeadas e foram trazidos para Manaus para participar do workshop e, ainda, conhecer alguns dos principais pontos de inovação de Manaus, como o Cassina Casarão de Inovação, o Polo de Inovação Inova do Ifam, Venture HUB Manaus, Cide Incubadora, a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech).

Professores do Amazonas que participaram do projeto. (Foto: Divulgação)

No centro da foto está José Dornelas, que é considerado um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e plano de negócios. (Foto: Divulgação)

Professores de Roraima posam ao lado de José Dornelas, que esteve no Workshop de encerramento como palestrante. (Foto: Divulgação)
Projeto Professor+ Empreendedor
O Projeto Professor +Empreendedor tem como objetivo promover a cultura do empreendedorismo entre os jovens em sala de aula, a partir da capacitação de professores da região da Amazônia Ocidental e Amapá, tanto do ensino médio como técnico das redes pública e privada, fornecendo a eles os conhecimentos e as ferramentas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e para o despertar do espírito criativo e inovador desde cedo.
A iniciativa é executada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) como parte do Programa Empreende+ Amazônia, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Fortalecimento da educação empreendedora
Segundo a Analista de Negócios da Softex, Jéssica Janes, o projeto tem uma contribuição efetiva no processo de fortalecimento da educação empreendedora na região amazônica.
“Entendemos que o professor é uma peça fundamental para essa transformação em favor de uma educação empreendedora. Assim, capacitar o professor através do empreendedorismo, através da inovação é disruptivo, ainda mais por atravessar as fronteiras de diversos estados. Esse encerramento nos trouxe muita satisfação”, disse.
Na avaliação da Coordenadora Substituta da Coordenação de Articulação Tecnológica da Suframa (Coart), Taynara Tenório, os investimentos realizados através do Programa Empreende +Amazônia, do qual fez parte o projeto Professor +Empreendedor, são fundamentais para a promoção da inovação de modo geral.
“Para que se faça inovação, precisamos de capacitação e de educação. Essa é a base para qualquer processo de evolução. Esse projeto ele é um uma semente que foi plantada justamente para que esses professores possam difundir esse conhecimento de empreendedorismo para toda a região. Acreditamos que isso irá transformar e trazer muitos alunos e professores capacitados para poder inovar, desenvolver projetos de pesquisa e projetos de tecnologia”, destacou.
Um dos professores que participou de projeto foi João Aguila, do município de Benjamim Constant. Ao i9Brasil Portal de Notícias, o educador contou que, paralelamente à capacitação do Professor +Empreendedor, já está trabalhado também uma iniciativa empreendedora que é o Jedais Tec – uma escola criada por ele para a capacitação de crianças na zona urbana e rural do município onde vive.

“Ensinamos informática para crianças. Sou formado em Administração e sou técnico em informática. Vimos essa oportunidade de empreender e pretendemos implementar muitas das metodologias aprendidas também no Professor +Empreendedor. Queremos ensinar informática para essas crianças da cidade e até mesmo das comunidades ribeirinhas localizadas no entorno da nossa cidade, de forma que eles possam crescer e aprender da melhor forma possível”, finalizou o professor João, de Benjamin Constant.