#Notícias

10º Startup Day tem recorde de público na Amazônia e presidente da Abstartups destaca o impacto do evento na região

19 de março de 2024

Amanda Mota – Especial para o i9Brasil Portal de Notícias

Manaus – O Startup Day chegou à décima edição em 2024 e, no último sábado, 16/3, atraiu a participação de milhares de pessoas nos 26 estados brasileiros e, também, no Distrito Federal. Na Amazônia Legal*, esta edição chamou a atenção pelo número de pessoas presentes nas atividades realizadas, consideravelmente maior em relação aos anos anteriores, conforme as representações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ouvidas pela reportagem do i9Brasil Portal de Notícias.

A apuração realizada pela reportagem do i9Brasil Portal de Notícias confirmou o interesse das populações amazônicas pela cultura da inovação de modo geral. Os números consolidados do Startup Day ainda estão sendo organizados pelo Sebrae, mas já se sabe o evento foi realizado em, aproximadamente, 180 municípios, o que impactou quase 27 mil pessoas em todo o território nacional (mais de 11 mil pessoas a mais em relação a 2023).

Registro do Startup Day em RO (Divulgação)

Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, a presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Ingrid Barth, declarou que a realização do Startup Day este ano foi extremamente impactante e significativa na região amazônica. Nesta edição, ela participou presencialmente da programação na cidade de Porto Velho (RO), onde apresentou a palestra “G20 e Startup20: Da Amazônia para o mundo”. Para Barth, estar em Rondônia durante o Startup Day foi inspirador.

“O evento não só destacou o potencial inovador e empreendedor da região, mas também serviu como uma plataforma para conectar ideias, pessoas e recursos e, também, ajudar jovens estudantes a terem contato com a inovação. A região amazônica, repleta de desafios únicos e oportunidades abundantes, mostrou-se um terreno fértil para startups que buscam soluções sustentáveis e inovadoras. Acredito que o evento conseguiu cumprir seu propósito de inspirar e fortalecer o ecossistema empreendedor local, mostrando que a Amazônia pode ser um polo de inovação reconhecido nacionalmente e internacionalmente”, disse a presidente da Abstartups (Foto).

Idealizado pelo Sebrae Startups, o Startup Day tem como objetivo fomentar o ecossistema inovador brasileiro. Toda a dinâmica de construção do evento é feita de forma colaborativa com o ecossistema de startups e de inovação nacional, privilegiando as demandas e necessidades das startups brasileiras. Em todo o território nacional, a programação agrega estudantes, pesquisadores, empreendedores diversos, profissionais do ecossistema tecnológico e inovador, empresários e startups em todos os estágios de maturidade, desde aquelas que estão na fase de curiosidade até as que buscam escalar seus negócios. A programação inclui capacitações, oficinas, mentorias, palestras, painéis gratuitos e muitos networkings.

Startup Day 2024 em cada estado da Amazônia

Conforme a apuração do i9Brasil Portal de Notícias, mais de 4,2 mil pessoas participaram do Startup Day nos estados que compõem a Amazônia Legal. A seguir, está um resumo sobre cada um deles. Confira!

Amapá

No Amapá, segundo o Sebrae, mais de 1,5 mil inscrições foram realizadas. Quanto às efetivas participações tem-se o registro de pelo menos 730 pessoas. O gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae/AP, Bruno Castro, disse ao i9Brasil Portal de Notícias que os resultados de evento no estado podem ser celebrados.

A Sede dos Magistrados sediou o Startup Day em Macapá/ AP (Foto: Divulgação)

Em Macapá, a programação contou, entre outras, com a palestra de abertura sobre a startup amapaense Proesc, proferida pelo CEO, Felipe Ferreira; a apresentação do case de sucesso da Rede Amazônica, pelo CEO Phelippe Daou Jr; e com a palestra ‘Investimento da Amazônia para a Amazônia’, realizada pelo diretor-presidente da Bemol e co-fundador da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Denis Minev; e o CEO da SouRev, Frank Portela. 

“Sem dúvida, o Startup Day de 2024 foi o maior e todos os já realizados. Além do sucesso de público, também estamos muito satisfeitos com os temas abordados, entendendo que tratamos de assuntos atuais e relevantes sobre tecnologia, bioeconomia, diversidade e empreendedorismo feminino. Também tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre os cases de sucesso das startups do Amapá. Sobretudo, falamos sobre os desafios de empreender com inovação na Amazônia Brasileira”, destacou Castro.

Governador Clécio Luís defendeu o ecossistema de startups com um novo elemento: a Amazônia (Foto: Maksuel Martins/GEA)

Rondônia

Em Rodônia quase 400 pessoas fizeram suas inscrições. De acordo com o analista de Inovação do Sebrae no estado e gestor de Projetos de Startups e Ecossistemas,  Rangel Miranda, o total de municípios participantes tem número que superou as últimas edições do Startup Day.

“Em 2023, o Sebrae alcançou resultados bastante exitosos. Quase 16 mil pessoas participaram do evento, com uma programação ampla e diversificada que alcançou todos os 26 estados brasileiros e também o Distrito Federal. Neste ano, temos números ainda melhores e que superam as últimas edições realizadas”, confirma Rangel Miranda.

Amazonas

No Amazonas, a programação foi realizada em Manaus e na cidade de Itacoatiara, reunindo centenas de participantes nas duas localidades. A coordenadora do programa local, Miza Arruda, afirmou que a edição deste ano cumpriu o objetivo de conectar a instituição com parceiros e manter os empreendedores locais como protagonistas do evento. Ela também declarou que, para os próximos anos, a expectativa é que haja um número cada vez maior de cidades participantes.

Sede do Sebraelab, em Manaus/AM (Foto: Sebrae/ Divulgação)


“Conseguimos congregar mais parceiros do ecossistema e promover network que só fortalece ainda mais esse evento e que fez o sucesso dessa edição. E esse é o nosso propósito, apresentar um evento altamente técnico que apresenta a experiência Sebrae Startups para auxiliar e incentivar cada empreendedor”, destacou Miza (No centro da foto abaixo).

O Painel “Habitats de Inovação e Empreendedorismo” reuniu importantes personalidades femininas do ecossistema amazonense no empreendedorismo e na inovação. (Foto: Divulgação/ Sebrae)

Roraima

Em Roraima, a programação ocorreu  no Sebraelab, na capital Boa Vista, e contou, também, com a exposição de projetos apoiados pelo Inova Amazônia, projeto do Sebrae nacional focado em negócios inovadores em bioeconomia. 

Estiveram presentes o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, o analista de Inovação do Sebrae nacional, Gabriel Póvoa, o vice-presidente da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), Felipe Matos, além de diretores e analistas da instituição.

“Essa décima edição do Startup Day, sem dúvida, de suma importância para o ecossistema empreendedor e inovador brasileiro. No caso da Amazônia, entendemos que a participação das capitais da região neste evento também será capaz de impulsionar os negócios das economias portadoras de futuro para que possamos levar os nomes dos estados amazônicos para além das fronteiras dessa região, especialmente considerando a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo existente nessas cidades”, disse ao i9Brasil Portal de Notícias o analista de Inovação do Sebrae Roraima, Luã Brasil.

Registro de parte da exposição de projetos apoiados pelo Inova Amazônia em Roraima.

Acre

No Acre, o Startup Day foi realizado no auditório do Sebrae, na capital Rio Branco, e no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Cruzeiro do Sul. Mais de 500 participações foram registradas no estado durante a programação, conforme o Sebrae no território acreano.

Em Rio Branco, Startup Day teve público bastante interessado na programação (Foto: Divulgação)

As temáticas da transformação digital, investimentos em startups, empreendedorismo feminino, a importância das comunidades de startups e da ativação do ecossistema de inovação, além de rodadas de Pitch, foram os pontos altos da programação.

Registro do Startup Day em Cruzeiro do Sul (Foto: Divulgação)

Tocantins

O Startup Day teve atividades realizadas em nove cidades do Tocantins. Conforme os administradores do perfil do Sebrae/TO no Instagram, centenas de marcações foram feitas por pessoas que estiveram presentes durante a programação no estado.

Além da capital Palmas, também realizaram o Startup Day as cidades tocantinenses: Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso, Dianópolis, Augustinópolis, Silvanópolis e Colinas do Tocantins. Conforme o Sebrae/TO, quase 2 mil pessoas participaram do Startup Day nas nove cidades.

Cristina Mieko, gestora das Startups do Sebrae Nacional, pontua que as startups buscam, através de uma identificação de um problema real, trazer soluções de mercado. Por acreditar na importância e potencialidade do debate a respeito desses modelos de negócios, a técnica ressalta a importância que o Startup Day tem no Brasil e no Tocantins.

“Tivemos três cidades participantes no Startup Day em 2023 e, neste ano, já tivemos o triplo de cidades. A gente fica muito feliz porque não se faz nada grandioso sozinho e temos que mostrar por meio do Startup Day esse tipo de empreendedorismo que transforma, que vai ajudar o nosso País a superar os desafios tecnológicos relevantes, por meio desse empreendedorismo que resolve problemas legítimos”, disse Mieko.

Pará

No Pará, a programação do Startup Day incluiu temas como as oportunidades para a COP 30 na Amazônia, ecossistema de inovação, linhas de fomento de crédito, ESG (sigla em inglês para governança Ambiental, Social e Corporativa) e outros ligados à sustentabilidade e inovação, sempre voltados para as startups.

Em Belém (PA), o Startup Day também premiou vencedores da batalha de Pitch (Foto: Divulgação/ Sebrae/PA)

Para a Diretora Técnica do Sebrae, Domingas Ribeiro, que também esteve presente ao evento, “o Startup Day busca levar o que há de melhor nessa linha da economia, da inovação e do empreendedorismo”.

Mato Grosso

Aproximadamente 500 pessoas interessadas em criar soluções inovadoras e causar um impacto positivo na sociedade marcaram presença na 10ª edição do Startup Day em Mato Grosso. Os municípios de Juína, Barra do Garças, Cuiabá, Sorriso e Sinop foram os que receberam as atividades do evento com apoio do Sebrae/MT.

Sobre o Sebrae Startups

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.

*Compõem a Amazônia Legal os seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (Representando a Amazônia Ocidental), e, também, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso (Compondo a Amazônia Oriental).

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *