Legislação que estabelece o MEI completa 15 anos de vigência

A Lei Complementar 128/2008, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI), completou 15 anos de vigência neste 1º de julho de 2024, carregando o grande mérito de ter trazido para o mercado formal quase 16 milhões de empreendedores.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de maior programa de formalização no mundo, a criação do MEI tem funcionado também como grande propulsor do empreendedorismo, dando condições legais, sociais e econômicas para as pessoas que desejam ingressar nessa atividade e crescer no mercado.
Considerada como a maior política de inclusão econômica do mundo, atualmente o MEI representa mais de 70% de todas as empresas do país. Sem burocracia e com uma série de benefícios, a tendência é que os números da categoria continuem a crescer.
Direitos e vantagens assegurados
Com a criação do MEI, os empreendedores informais passaram a ter acesso a direitos e vantagens como o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Aposentadoria, auxílio-doença; salário-maternidade; facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito, possibilidade e vantagens na participação de compras públicas, emissão de notas fiscais e recolhimento de menos tributos e de forma simplificada.
Seu próprio negócio
Saiba como o Sebrae pode ajudar o MEI!
Com informações do Sebrae
Leia também
- Inscrições abertas para o Prêmio Educador Transformador 2025
- 2ª Feira Gastronômica impulsiona negócios locais em Parintins
- Inscrições abertas para premiação de startups do setor de florestas plantadas
- Reitor da UEA representa as universidades estaduais e municipais do Brasil em encontro global sobre educação superior no Reino Unido
- Faculdade Martha Falcão Wyden realiza o SEPESQI 2025 nos dias 23 e 24 de junho