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Final do Rocket Amazônia será gravada na ExpoAmazônia Bio&TIC

9 de outubro de 2024

Por Amanda Mota (Manaus) e Keren Belem (São Paulo)

Com provas que se relacionam diretamente com o universo das startups e dos startupeiros, o reality show Rocket Amazônia estreou no último dia 5 de outubro. Já no episódio inicial, ficou evidente a animação das equipes selecionadas e, ainda, a grande oportunidade de divulgação para as startups participantes desta 1ª edição do programa televisivo.

No total, dez startups amazônicas estão incluídas no Rocket Amazônia, que conta com a apresentação de Andy Fonseca. As gravações dos episódios foram realizadas em Manaus (AM), mas a grande finalista ainda não é conhecida já que o último – dos oito episódios, está previsto para acontecer no dia 6 de novembro, durante o último dia de programação da ExpoAmazônia Bio&TIC.

Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, Andy Fonseca revelou que a final do Rocket Amazônia contará com a participação de jurados e de empresários que vão definir a startup vencedora.

“Além do Troféu do Rocket, existe a possibilidade da startup campeã receber um investimento. A final será gravada durante a ExpoAmazônia e quem tiver acesso ao evento poderá participar e ver também, mas a exibição do programa acontecerá no dia 23/11”, disse Fonseca.

Foto: Arquivo pessoal Awty

Foto: Arquivo pessoal Fit Share

Desafios

Desde o primeiro episódio, situações desafiadoras entre as startups, exigindo o gerenciamento de crises e a colaboração de cada indivíduo para o êxito da equipe estiveram presentes.

“A primeira edição do Rocket Amazônia tem uma importância enorme porque também é a primeira vez que temos um reality desse tipo aqui na região. O reality é uma grande vitrine. É uma oportunidade para as startups mostrarem o seu trabalho para o Brasil inteiro através do GloboPlay e pra região Norte inteira através da Rede Amazônica, além de criar networking entre elas mesmas. O programa é também uma possibilidade de ser um portfólio para essas startups mostrarem seus modelos de negócios, alcançar novos públicos e até, quem sabe, conseguir investidores”, disse Fonseca ao i9Brasil Portal de Notícias.

Fonte: Youtube Rede Amazônica.

Startups da 1ª edição

Em ordem alfabética, as startups da que fazem parte da 1ª edição do Rocket Amazônia são:

1) Amaztrace

É uma plataforma de gestão agrícola e rastreabilidade para produtores rurais e cooperativas. Busca facilitar a gestão agrícola, financeira, emissão de notas fiscais além de facilitar crédito rural e tudo isso de maneira fácil e simples através do WhatsApp. A startup nasceu em 2022 e começou a operar em meados de 2023, hoje, têm clientes no Norte e Nordeste, mas é no estado do Pará que possui a maior atuação.

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2) Awty

De Manaus, é uma startup inovadora que utiliza tecnologias náuticas para retirar resíduos sólidos de rios e igarapés da Amazônia. Desenvolve produtos a partir dos resíduos coletados, gerando impacto positivo nas comunidades ribeirinhas e locais, além de promover ações práticas contra as mudanças global do clima.

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3) Ecotech Amazônia

É uma empresa comprometida em trilhar o caminho tecnológico das pequenas e médias empresas da região amazônica. O trabalho contempla desde a ideação até a criação do modelo de negócio e, claro, na criação de soluções tecnológicas, softwares e hardwares, além de buscar entregar primeiro Mínimo Produto Viável (MVP) em um curto espaço de tempo para validação. A Ecotech Amazônia completa um ano de vida neste mês de outubro de 2024.

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4) Ezscience Biotecnologia

Atua desde 2017 na busca de desenvolvimento de produtos biotecnológicos na Amazônia. A startup foi fundada doutores em Biotecnologia e Imunologia, e atualmente se encontra incubada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) e emprega 5 cientistas das áreas de biotecnologia e imunologia. O principal produto é anticorpos tipo IgY que podem ter diversas aplicações, sendo a principal como matéria prima de testes tipo rápido (imunocromatográfico). A startup produz anticorpos de uma maneira inovadora, utilizando-se de ovos de galinha.

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5) Fit Share

É uma ferramenta de prevenção em saúde através da motivação em grupo, gamificação e educação em saúde. O objetivo é revolucionar a prevenção e educação em saúde através dos valores da saúde preventiva e cuidado. Possui três meses de desenvolvimento ágil e um de incubação no programa de pré- incubação Ocean Launch, oferecido pelo Centro de Capacitação Tecnológica Samsung Ocean. Todo o trabalho de pesquisa e validação já existe há mais de dois anos.

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6) Founder


É uma marca de moda masculina voltada para o empreendedor moderno, oferecendo roupas práticas, sofisticadas e sustentáveis. Nascida há seis meses, em Manaus (AM) a marca tem sua comercialização focada principalmente em canais digitais. As peças são feitas com tecidos tecnológicos que não amassam, desbotam ou retêm odores, além de serem leves e ajustáveis. Com 96% da composição vinda de fibras de reflorestamento, a Founder promove uma moda sustentável e oferece mais do que roupas, cria um ecossistema de estilo de vida que combina conforto, autocuidado e conteúdos exclusivos sobre moda, branding pessoal e empreendedorismo, ajudando seus clientes a se destacarem.

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7) Frete Conecta

É uma startup de base tecnológica sediada em Macapá, Amapá, fundada em 2023. Nossa missão é simplificar o processo de contratação de serviços de frete, conectando motoristas autônomos a clientes que precisam de transporte para mudanças, pequenos fretes, envios de cargas e mercadorias. Através de nossa plataforma intuitiva, facilitamos o acesso a esses serviços, proporcionando uma experiência ágil tanto para quem precisa do serviço quanto para quem o executa.

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8) Lampamazon

Startup do Amapá que oferece uma lâmpada 100% solar, focando em energia limpa e sustentável. Após o apagão de 2021 no Amapá, Jean Yves Noleo, CFO da Lampamazon, percebeu a abundância de energia solar na região e iniciou um projeto para tornar a iluminação solar acessível. Em 2024, após um evento de startups, a Lampamazon foi oficialmente fundada com a missão de transformar o mercado de energia e promover a sustentabilidade.

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9) Treeback

Nascida em Roraima, a Treeback tem em seu DNA a recuperação florestal das áreas degradadas através de ferramentas que possibilitam a conversão de comissões de marketing por indicação de compra nas maiores lojas online do Brasil e do mundo, em árvores plantadas. Ao realizar suas compras online de sua loja preferida através da Treeback, você ganha cashback em árvores plantadas.

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10) Ucloset


É uma plataforma focada em solucionar os principais problemas dos pequenos e médios varejistas de moda e beleza. O primeiro deles é em relação à entrega, um serviço com entregas agendadas, taxas fixas tabeladas pela área e principalmente segurança. A segunda solução é uma vitrine online de alta conversão onde, em menos de 60 segundos, a loja tem seu catálogo online pronto para venda, com sistema de pagamento e entrega incluso. O objetivo é criar um grande ecossistema de moda online e, assim, virar um ‘marketplace’ e, de fato, tornar o “Ifood” das roupas.

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“Todas as startups surpreenderam muito nessa edição, sobretudo por trazerem inovações e tecnologias que conversam com um futuro mais responsável e mais sustentável também. Essa é a proposta do programa mesmo, afinal a gente está no meio da Amazônia. Estão todas ali com algum projeto conversando com essas temáticas”, finalizou Andy Fonseca.

Fotos das Startups: Arquivos Pessoais

Colaborou com esta reportagem: Aécio Leite

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