Abstartups renova conceito do CASE para 2024

Evento que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, traz cultura e arte integradas a
empreendedorismo e startups
A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) renovou para mais um ano a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), que chega à sua 11ª edição em 2024. O evento acontece em São Paulo entre os dias 28 e 29 de novembro, com expectativa de atrair mais de 7 mil pessoas.
O CASE é um dos maiores encontros anuais de startups e empreendedorismo da América Latina, reunindo líderes, investidores, startups e grandes corporações. Com mais de 10 edições, o evento oferece uma plataforma única para conectar sua marca a um público altamente qualificado, composto por empreendedores e tomadores de decisão.
Com mais foco em conexões e trocas e menos em palestras, para esse ano o propósito é intensificar ainda mais as ações de networking, incentivando ainda mais a colaboração dentro do ecossistema.
Startups Awards
Dentre os destaques do evento está a premiação Startups Awards, que tem como objetivo celebrar e premiar os agentes do ecossistema de inovação que zeram diferença no ano corrente.
As startups destaques da Amazônia indicadas no top 10 Startups Awards podem ser encontradas, clicando aqui.
As 15 categorias escolhidas buscam mapearar quem são esses agentes, além de startups e comunidades, é por isso que também são premiados corporates, agentes ou instituições de inovação, prossionais de imprensa.
“Um dos momentos mais aguardados do evento, sem dúvidas, é a premiação. Essa é uma tradição importantíssima para nós como meio de retribuir o investimento de tantos empreendedores em criar e manter suas startups no território nacional, que, de certa forma, valoriza nosso país”, pontua Mariane Takahashi, CEO da Abstartups.
Para este ano, o tema da premiação será “É coisa nossa”, saindo da ideia de que é difícil ser empreendedor no Brasil, a ponto de ser um ato heroico, mas sim lembrar que o país tem inovação no sangue e isso em todo território nacional.
Outras novidades estão dentro das premiações: algumas foram renomeadas, como as categorias do ano passado “Instituições de crescimento” e a categoria “Agentes de fomento” se uniram em uma só “Agentes e instituições de crescimento”. A categoria “Comunidade revelação” deixou de existir, agora todas as comunidades concorrerão igualmente na categoria “Comunidade do ano”.
Além disso, outras três categorias foram criadas, a “Solução de impacto social 2024” para premiar startups que desenvolveram soluções para resolver problemas sociais ou ambientais, a “Líder de Diversidade e Inclusão 2024” para a pessoa ou instituição que promoveu iniciativas de diversidade e inclusão dentro do ecossistema de startups.
Por fim, a categoria “Política Pública de inovação 2024” que poderá premiar um agente ou uma política pública que impulsionou a inovação e o empreendedorismo.
Um grande diferencial prometido para a edição de 2024 é a introdução de arte e cultura no evento, já que, historicamente, a estrutura do evento é composta por estandes de exposição de startups e demais empresas ligadas ao ecossistema de inovação, além de espaços de conteúdo com palestras e painéis.
Pioneirismo
O CASE foi pioneiro ao trazer os eventos de inovação para o Brasil, e o objetivo agora é inovar novamente com um conceito ainda não explorado no país e pouco explorado na América Latina.
“A renovação de um evento tão importante para nós é muito especial, principalmente quando a mudança se trata de trazer novas vertentes e um maior público para dentro do CASE. Queremos explorar novos horizontes e aproximar eles dos nossos também”, explica a CEO.
O principal objetivo da introdução de arte e cultura é fazer com que ocorra um diálogo com esses nichos e mostrar de que forma eles convergem com a ideia de inovação. Pensando nisso, neste ano o evento irá ocorrer na Bienal de São Paulo, espaço com uma proposta muito diferente dos anteriores onde o CASE já foi realizado.
“Para gerar essa aproximação, nada melhor do que um ambiente tão tradicional e, ao mesmo tempo, tão rico de cultura e arte como a Bienal. Queremos que o nosso novo público se sinta, de certa forma, em casa”, pontua Ingrid.
Sobre a Abstartups
Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), nasceu em um momento em
que o conceito de startups ainda era novidade no Brasil.
Ao longo dos anos, empreendedores de diversas regiões do país começaram a se conectar, impulsionando um movimento que viria a transformar o cenário de inovação nacional. A Abstartups surgiu da união desses empreendedores, com a missão de criar uma rede coesa e colaborativa, voltada para o aprendizado, fomento e geração de oportunidades para startups brasileiras.
Hoje, a associação existe para construir o ambiente ideal para que as startups possam
transformar o Brasil. A atuação da associação ocorre de maneira transversal ao ecossistema,
buscando criar e fomentar relações entre todos os seus agentes. Ao longo dos seus 13 anos de
existência, já realizou 150 eventos com mais de 180 mil empreendedores impactados.
Para i9Brasil, com informações da Abstartup.
Leia também:
- Parceria entre AM e Eldorado oferta 10 mil vagas em cursos de tecnologia
- Black STEM seleciona estudantes negros até 30/4
- Inovação digital garante identificação e proteção gratuita para cães e gatos no Brasil
- Conheça os empreendedores por trás da Magnus Amazônia
- Startup avança na produção biotecnológica de mudas amazônicas