Inova Amazônia Summit lança vitrine para valorizar Indicações Geográficas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA), promovem um espaço exclusivo no Inova Amazônia Summit, dedicado às Indicações Geográficas (IGs).
Produtores, associações, empreendedores e instituições se reúnem para mostrar ao público a importância das IGs na geração de valor, na preservação ambiental e na economia local. O evento acontece na sede do Sebrae no Amapá, no período de 21 a 23 de maio, das 14h às 21h.
Para a gerente do Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá, Larissa Queiroz, a exposição dedicada às Indicações Geográficas (IGs) na Amazônia Legal, demonstra a crescente relevância desses reconhecimentos no Brasil. Com uma atuação integrada e em parceria com outras instituições, como universidades, órgãos de pesquisa e governos locais, o Sebrae tem sido um agente-chave na transformação das Indicações Geográficas em ferramentas efetivas de desenvolvimento territorial.
“Ao reconhecer e potencializar os saberes, sabores e tradições regionais, o Sebrae contribui não apenas para a proteção legal das IGs, mas para a geração de renda, inclusão produtiva e valorização do patrimônio cultural brasileiro”, afirma a gerente, Larissa Queiroz.
INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entregará formalmente aos produtores, o Certificado de Registro de Indicação Geográfica, às IGs do Amapá, Abacaxi de Porto Grande e Açaí do Bailique, na abertura oficial do Inova Amazônia Summit, na próxima quarta (21), às 14h.
IGS
As indicações Geográficas (IGs) são instrumentos de valorização de produtos ou serviços que têm uma origem geográfica específica e cujas qualidades, reputação ou características estão essencialmente ligadas a essa origem. No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) regula essas identificações, que destacam a economia local, protegem os saberes tradicionais e incentivam o desenvolvimento territorial.
Primeiras IGs do AP
O Inova Amazônia Summit marca a estreia das primeiras IGs do Amapá – Abacaxi de Porto Grande e Açaí do Bailique (foto). A inclusão dessas certificações reforça o compromisso de incentivar a inovação, a partir da biodiversidade, da cultura e das práticas tradicionais, evidenciando que desenvolvimento sustentável também significa preservar identidade, território e colaboração.

Estarão presentes com exposição exclusiva das Indicações Geográficas (IGs), 16 produtos reconhecidos, entre eles, o Abacaxi de Porto Grande (Amapá/AP), Açaí do Bailique (Amapá/AP) a Farinha de Cruzeiro do Sul (Acre/AC), Açaí de Feijó (Acre/AC), Guaraná de Maués (Amazonas/AM), Queijo de Autazes (Amazonas/AM), Farinha de Uarini (Amazonas/AM), Açaí de Codajás (Amazonas/AM), Pirarucu de Mamirauá (Amazonas/AM), Café Matas de Rondônia (Rondônia/RO), Tambaqui do Vale do Jamari (Rondônia/RO), Cacau de Rondônia (Rondônia/RO), Panelas de Barro da Raposa (Roraima/RR), Balas de Antonina (Paraná/PR), Mel do Pantanal (Mato Grosso/MT) e o Mel de Melato da Bracatinga (Planalto Sul /SC).

Coordenação
O evento é coordenado pelo gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Amapá, Bruno Castro, equipes local e nacional do Sebrae.
Parceiros
O Inova Amazônia Summit é realizado pelo Sebrae e o Governo do Estado do Amapá (GEA), com apoio dos parceiros Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo Cea Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.
Texto: Isabel Farias / Denyse Quintas (Sebrae/AP)
Fotos: Divulgação Sebrae AP
Leia também
- Inova Amazônia Summit lança vitrine para valorizar Indicações Geográficas
- Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050 chegam ao Norte do país
- Investidor Nacional aposta em IA desenvolvida em Manaus
- Programa Mulheres Inovadoras terá apresentação no AM
- Samsung Ocean abre vagas para pré-incubação de startups