#Oportunidades

ABDI e Mapa selecionam projetos-pilotos de difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio

6 de setembro de 2023

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), lançou o terceiro edital do programa Agro 4.0. O objetivo é selecionar projetos-pilotos de adoção e de difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio.

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de setembro. Após o resultado dos selecionados, que deverá ser divulgado em até três meses após o fim da inscrição, os três vencedores terão um ano para desenvolver seus projetos-piloto.

O edital terá três categorias relacionadas à Gestão Estratégica de Dados de Produção: Agricultura, Pecuária e Agroindústria. Os recursos disponibilizados pela ABDI são de R$ 1.125 milhão para seleção de até três projetos, sendo R$ 375 mil para cada um.

Para desenvolver os projetos-pilotos, os participantes deverão formar um Grupo de Trabalho constituído por, pelo menos, três entidades:

  • Empresa âncora – pessoa jurídica, responsável pela implantação da plataforma de gestão estratégica de dados de produção agropecuária de produtores vinculados, em sua unidade, podendo ser uma Cooperativa/Associação de produtores rurais ou Agroindústria, dependendo da categoria de participação.
  • Produtor rural – pessoa física ou jurídica, vinculada à Empresa âncora, que irá adotar tecnologias 4.0 para coleta de dados de produção agropecuária, em seus estabelecimentos rurais, no âmbito do projeto-piloto.
  • Provedora de solução tecnológica – pessoa jurídica, com o propósito de fornecer, implantar e dar suporte à adoção e a difusão de tecnologias 4.0, no âmbito do projeto-piloto.

“A iniciativa estimula a elaboração de projetos-pilotos, fortalecendo a adoção de plataformas de gestão de bancos de dados, atendendo de forma participativa aos atores da produção agropecuária brasileira”, destacou o diretor de Apoio à Inovação para Agropecuária da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Alessandro Cruvinel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *