#Notícias

Abranet avalia impacto de rompimento de fibra que afetou internet e telefonia móvel do Amazonas e Roraima

17 de novembro de 2023

O rompimento de cabo de fibra ótica na BR-319, no último dia 15, afetou a internet e a telefonia móvel dos estados do Amazonas e de Roraima, resultando em impacto negativo para o comércio, para a indústria e para toda a população.

A avaliação é do vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Jesaias Arruda, que, declarou, ao Portal i9Brasil, sobre o grande gargalo da região, mas também da sua expectativa com a implementação do projeto Norte Conectado, lançado recentemente pelo Governo Federal, com a esperança de que possa resolver os problemas de conexão na região Norte.

“A principal operadora que nós temos no Amazonas hoje é a Claro. E com o rompimento na BR-319, o tráfego de internet e telefonia móvel foi desviado para os links adjacentes através da TIM, OI e Linhão de Tucuruí. Quando a Embratel tem algum tipo de problema no Amazonas, o impacto é muito grande, porque todas as outras operadoras sofrem”, explicou Arruda. 

Para ele, esse problema precisa ser resolvido o quanto antes. “Basta um cabo romper para que passemos por esta situação. O impacto é pro comércio, indústria, usuários convencionais e todos os demais ramos, porque sem conectividade a gente fica ilhado”.

Para o i9Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *