Agência de Inovação da UEA promove capacitação docente em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação
Começa nesta segunda-feira (19/2) a formação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que será oferecida pela instituição por meio da Agência de Inovação (Agin/UEA).
A capacitação vai até dia 1º de março e tem como objetivo auxiliar os professores a aprimorar projetos na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio do suporte de consultores especializados.
Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, o diretor da Agin/UEA, Antônio Mesquita (à esquerda, na foto abaixo), explicou que essa iniciativa consiste numa verdadeira Capacitação em Empreendedorismo de Base Tecnológica para os professores.
“A finalidade inicial desse curso é capacitar 150 professores da UEA. Teremos três módulos e eles incluem aulas e mentorias. Todos os professores que já possuem projetos, vão poder contar com o apoio direto da consultoria oferecida. Quem ainda não tem projeto, passará pela capacitação para, ao final dessa, estar preparado (a) para iniciar sua ideação”, disse o diretor da Agin/UEa, destacando a importância dessa iniciativa.
Conforme Mesquista, a UEA é a universidade que tem o maior número de laboratórios da Amazônia Ocidental. Ele acrescenta que a capacitação oferecida é uma grande oportunidade para que os professores adquiram conhecimento sobre o que é PD&I.
“Queremos reunir, cada vez mais professores para o desenvolvimento de projetos de PD&I. Esses projetos trazem grandes oportunidades para alunos também, que participam do desenvolvimento de atividades, de pesquisas através desses projetos”, acrescentou.
Em novembro de 2023, a UEA recebeu o prêmio de Jaraqui Graúdo, na categoria Universidade Empreendedora. Para o reitor da UEA, André Zogahib (No centro da foto abaixo), essa premiação representa um verdadeiro reconhecimento do ecossistema de inovação regional para a UEA.
Relevância
Na opinião da professora da Faculdade de Medicina a UEA, Michella Lasmar, a iniciativa da Agin em capacitar professores para escrever projetos de PD&I é uma novidade na instituição. També é, para ela, louvável e assertiva para eliminar uma lacuna entre a oferta dos recursos e a capacidade de elaboração de projetos e de projetos que tenham acesso aos recursos disponíveis.
Para a professora, a oportunidade deve ser aproveitada com foco no desenvolvimento de pesquisas que poderão ser feitas com no potencial de transformar a sociedade através da inovação. Isso é a essência da inovação, destaca a professora.
“Vivemos um momento bastante privilegiado no Amazonas, considerando a disponibilidade da Lei de Informática. Temos acesso à informação para acessar diversos recursos provenientes da Lei de Informática. Entretanto, percebemos que as universidades e seus professores, de modo geral, ainda estão aquém do uso desses recursos para a pesquisa. Ao contrário de Israel, por exemplo, onde vemos a inovação iniciar dentro das Universidades, a partir da Pesquisa, a região Norte do Brasil ainda precisa fazer mais. Assim, teremos melhorias de laboratórios, equipamentos atualizados, pessoas qualificadas, alunos motivados, por exemplo. Como acessar esses recursos e qual o tipo de pesquisa que pode ser desenvolvido poderá ser um divisor de águas não só para a UEA, mas sobretudo para o Amazonas, avalia Lasmar.
Instrutor
Giancarlo Stefanuto, PhD Tecnologia e Inovação e Consultador do Governo Federal e de Agências Internacionais, foi o escolhido para nortear as atividades a serem realizadas.
Amanda Mota – i9Brasil Portal de Notícias
Leia também
- Corecon-AM/RR tem nova diretoria para 2025: economista Michele Aracaty é eleita presidenta e Karla Martins, vice-presidenta
- Sebrae no Piauí é finalista em quatro categorias do Prêmio Carnaúba Valley 2024
- Grupo Navegam anuncia nova CEO e reforça estratégia de crescimento para 2025
- Incubadora da FPFtech, WIT impulsiona ecossistema de inovação na Amazônia
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional